Um relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que, em cinco anos, 85 milhões de empregos devem desaparecer em todo o mundo, graças à automação do trabalho. O relatório está disponível aqui, em inglês.
No entanto, o estudo mostra também que as mudanças, aceleradas pela pandemia, também devem criar 97 milhões de novas vagas.
Continua após a publicidade
De acordo com o Fórum, a tendência da automação do trabalho já vinha ocorrendo há alguns anos. Entretanto, esse processo se acelerou em 2020, quando as empresas passaram a investir mais no processo de transformação digital.
Em 2025, a nova divisão do trabalho prevê uma participação mais igual entre humanos e máquinas. Aos homens e mulheres, caberá 53% das atividades. O restante, será feito por máquinas e algoritmos.
“Estamos começando a ver um cenário de dupla disrupção virando realidade”, aponta a diretora do Fórum Econômico Mundial, Saadia Zahidi
Pandemia acelera automação do trabalho no Brasil
De acordo com o relatório, as empresas brasileiras ouvidas pelo Fórum confirmaram que a pandemia impactou suas estratégias de digitalização.
Para 92% dos gestores, as empresas passaram a usar ferramentas digitais e de videoconferência. O trabalho remoto foi citado por 88%.
Ainda conforme o relatório, outros aspectos levados em consideração pelos empresários brasileiros foram:
- Aceleração da automação de tarefas (68%)
- Requalificação de funções (52%)
- Mudanças temporárias nas funções de empregados (40%)
Automação do trabalho muda perfil dos empregos
Ao mesmo tempo em que essa transformação digital será responsável por eliminar 85 milhões de postos em empresas médias e grandes de 26 países (incluindo o Brasil), ela também resultará na criação de 97 milhões de vagas.
O problema é a diferença na velocidade dessas mudanças. A primeira será acelerada rapidamente, com a eliminação de funções consideradas ultrapassadas, enquanto a segunda terá um ritmo de crescimento mais lento.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, áreas que incluem o uso de dados estão em alta, como inteligência artificial, marketing digital e segurança de informação.
Confira 10 áreas trabalhos que estão em alta no Brasil
- Especialista em inteligência artificial
- Analista e cientista de dados
- Especialista em internet das coisas
- Especialista em transformação digital
- Analista em Big Data
- Analista de gestão e organização
- Especialista em marketing digital e estratégia
- Gerente de projeto
- Especialista em automação de processos
- Gerente administrativo e de serviços comerciais
Confira 10 áreas que estão em baixa no Brasil
- Escrituração e folha de pagamento
- Processamento de dados
- Trabalhadores de montagem de fábrica
- Secretários administrativos e executivos
- Reparadores mecânicos e de máquinas
- Registro de materiais e manutenção de estoque
- Atendimento ao cliente
- Caixas e funcionários de banco
- Contadores e auditores
- Gerentes administrativos e de serviços comerciais
Gostou deste conteúdo? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.
Continua após a Publicidade