O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma o atendimento presencial em suas agências distribuídas por todo o país a partir da próxima segunda-feira (14). No entanto, só será possível atendimento com agendamento no INSS – por site ou telefone. 

O órgão suspendeu o atendimento presencial em 24 de março devido à pandemia de covid-19, assim como diversos outros serviços. O atendimento físico ficou suspenso por quase seis meses, sendo realizado apenas por meios digitais. A expectativa era retomar o atendimento um mês depois, o que não ocorreu.

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Serviços no atendimento com agendamento no INSS

O atendimento presencial nas agências do INSS deve ser feito por meio de agendamento. O objetivo é evitar a formação de filas e aglomeração nas agências e, dessa forma, minimizar as chances de contágio pelo coronavírus.

Consulte as opções de agendamento: site Meu INSS; aplicativo do órgão (baixe aqui para Android e, aqui, para iOS) ou telefone 135. 

No entanto, nem todos os serviços estarão disponíveis. De acordo com o INSS, os serviços disponíveis para atendimento presencial são: 

  • Perícia médica;
  • Avaliação social; 
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa; e
  • Reabilitação profissional;

O INSS ressalta que não atenderá o beneficiário que comparecer a uma agência sem ter realizado o agendamento prévio. De acordo com o instituto, a reabertura das agências será gradual e vai levar em conta as particularidades de cada uma das agências de Previdência Social.

Apesar da determinação do órgão federal em Brasília, cada unidade será responsável por definir os critérios para retomar o atendimento presencial.

Isso inclui a avaliação do perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos diários que poderá ser realizado, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

O objetivo é minimizar funcionários e cidadãos à exposição ao coronavírus.

Atendimento online continua

Mesmo com a retomada do atendimento presencial nas agências, o INSS informou que continuará a atender as demandas de usuários também pelos canais remotos. Com isso, pessoas que não podem se deslocar até uma agência podem continuar sendo atendidos pelo site, app ou telefone.  

Órgão está, inclusive, realizando a prova de vida por meio do celular, uma forma de evitar que beneficiários tenham de ir às agências.

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