Hoje é o último dia para sacar o abono salarial do PIS-PASEP 2019/2020
O prazo foi modificado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do fundo de Amparo ao Trabalhador), anteriormente a data máxima para o saque era 30 de junho.
A Antecipação para o dia 29/05 foi feita na mesma reunião que definiu o calendário de pagamentos dos abonos em 2020/2021.
Quem tem direito ao PIS-PASEP 2019/2020 e qual o valor?
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2018.
Além disso, é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Já o valor do abono pode chegar a 1 salário mínimo (R$ 1.045) e está associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior.
Dessa maneira, quem trabalhou 1 mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo. Quem trabalhou 2 meses receberá 2/12 e assim por diante.
Para que possa receber o valor completo, o trabalhador tem que ter trabalhado durante todo o ano-base 2018.
Como sacar o abono salarial PIS
Para realizar o saque do abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica.
Caso não tenha o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.
Informações sobre o PIS podem ser obtidas, ainda, pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa.
O trabalhador também pode fazer uma consulta no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento.
Para isso, no entanto, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Como consultar o número do NIS
Se você prefere colocar o NIS (PIS/PASEP) e não sabe o número, acesse o portal de serviços do CNIS, através do endereço:
Em seguida, clique em “Cidadão”.
Feito isso, clique no campo “Inscrição” e logo depois em “Filiado”.
A partir dessa ação, aparecerá a seguinte tela:
Número do NIS pelo CPF: passo 3
Preencha os seguintes campos do formulário:
- Nome do Filiado;
- Nome da Mãe (caso ache mais cômodo, pode marcar “Ignorado”);
- Data de nascimento;
- CPF;
- Texto da Imagem.
Feito isso, clique em “Continuar”.
Se você já possuir cadastro, provavelmente aparecerá a seguinte mensagem (destacada em vermelho) logo acima do campo “Nome do Filiado”.
Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: (seu número)
Agora, basta copiar o número que aparece após “NIT”, esse é o seu número NIS (PIS/PASEP).
Como sacar o abono salarial PASEP
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta.
Se isso não tiver ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação.
Outras informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01.
Antecipação adiantou os pagamentos de PIS/Pasep 2020/2021
Na reunião que adiantou a data máxima para saque do PIS/Pasep ano base 2018, foi decidido que a mudança de data seria benéfica, pois possibilitaria o começo do pagamento do abono salarial referente aos meses trabalhados em 2019.
Apressando, assim, o calendário para que os trabalhadores tenham mais uma opção de complementação de renda para enfrentar os efeitos da crise econômica.
Assim, o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2020/2021 começa 30 de junho de 2020 e termina na mesma data em 2021.
Calendário PIS/Pasep 2020/2021
Para trabalhadores da iniciativa privada, o calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, já para servidores públicos, o número final da inscrição.
O Programa de Integração Social – PIS destina-se aos trabalhadores do setor privado e o pagamento é efetuado na Caixa Econômica Federal.
Por sua vez, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Pasep refere-se aos servidores públicos e é pago através do Banco do Brasil.
Quem possui conta nas referidas instituições bancárias, recebem automaticamente os valores.
Veja todos os detalhes no texto: Divulgado o calendário do PIS/Pasep 2020-2021: veja como ficará o pagamento do abono salarial.
O que achou da notícia sobre o último dia para sacar o PIS-PASEP 2019/2020? Se gostou, então, compartilhe esse post com seus amigos e familiares que possam se interessar.