Picpay devolve meu dinheiro: entenda a polêmica gerada pela transferência do auxílio emergencial
A terceira parcela do auxílio emergencial já começou a ser paga, mas inicialmente o recurso só pode ser utilizado de forma digital por meio do aplicativo Caixa Tem.
Sendo que, para antecipar saques e transferências, liberadas a partir do dia 18/7, existe a possibilidade de utilizar carteiras digitais como o Picpay.
Continua após a publicidade
Alguns usuários, porém, estão tendo problemas com o recebimento do recurso por esse meio.
Na manhã desta terça-feira, 7, milhares de usuários criticaram a fintech de pagamentos e pediram: Picpay devolve meu dinheiro.
A hashtag #picpaydevolvemeudinheiro chegou aos Trending Topics do Twitter e diversas pessoas compartilharam relatos de insatisfação com o aplicativo.
Continua após a publicidade
Picpay devolve meu dinheiro: entenda a polêmica
Como os saques e transferências do auxílio emergencial não são liberados imediatamente, uma solução para ter acesso ao recurso de forma mais rápida é o uso de carteiras digitais.
No site do Picpay, a fintech ensina o passo a passo para receber o auxílio na conta digital por meio do débito virtual ELO do aplicativo Caixa Tem.
Feita a transferência, o dinheiro cairá na conta do Picpay, podendo ser utilizado para saques e transferências.
O tempo médio de espera para que as transferências caiam na conta de preferência é de dois dias úteis.
Continua após a publicidade
Contudo, não é isso que usuários do Twitter têm relatado.
“Na sexta feira passada, dia 03 de Julho, fiz uma transferência da PicPay para minha conta bancária. Na mesma noite, o saque na PicPay apareceu como concluído, porém, o dinheiro não caiu na minha conta, estou esperando esse dinheiro cair até hoje. #picpaydevolvemeudinheiro”, escreveu um beneficiário.
“Mandei mensagem em todos lugares. Fiz uma transferência pra minha conta bancária e meu dinheiro sumiu. Vocês não dão suporte, falta de respeito com o consumidor e com os clientes. Vou entrar com uma ação na justiça. #picpaydevolvemeudinheiro”, reclamou outro.
Algumas pessoas relataram que o aplicativo respondeu nos SACs que havia tido problemas técnicos e que o valor seria estornado.
Usuários também reclamaram da demora no atendimento, chegando a até uma hora de fila no SAC pelo telefone.
Continua após a publicidade
Problema já estava sendo relatado
Na página do Reclame Aqui da empresa, usuários já haviam feito relatos reclamando do mesmo problema.
“Fiz uma transferência do aplicativo Picpay pra outra conta do Banco do Brasil já faz 6 dias, mas o dinheiro não caiu pra minha conta do Brasil, e no Picpay dá como o dinheiro está concluído”, reclamou uma usuária em maio.
A empresa não emitiu resposta para essa reclamação na plataforma.
O Picpay tem 43.518 reclamações no site, sendo 10.946 não respondidas.
Resposta do Picpay
O iDinheiro entrou em contato com a assessoria de imprensa do Picpay para esclarecimento sobre a situação e para questionar providências que serão tomadas para resolver o problema.
A reportagem aguarda respostas e atualizará o conteúdo assim que possível.
A Caixa Econômica Federal também foi contactada. Em nota, a assessoria esclareceu que “que grande parte dos problemas apresentados nas operações para bancos digitais já foram solucionados, com os devidos créditos em conta nesta terça-feira, 7”.
Continua após a publicidade
“É importante ressaltar que nessas operações também podem acontecer inconsistências nas plataformas das fintechs, devendo esses casos serem apurados individualmente junto às instituições”, destacou.
Segundo a Caixa, casos mais específicos e que envolvam as plataformas do banco serão resolvidos ao longo da semana.
E aí, o que achou da notícia? Quer continuar recebendo atualizações sobre o auxílio emergencial? Então, assine a newsletter do iDinheiro.
Continua após a Publicidade
Fiz uma transferência do caixa tem de 600,00 para o PicPay no dia 18/11/2020,disseram que não concluiu, mas o dinheiro saiu do caixa tem, agora o PicPay não quer me devolver o meu dinheiro.
No ultimo dia 07/07/2020 efetuei varios pagamanetos via meu app pic pay. Um destes pagamentos na hora de ler o codigo de barras deu erro e não foi concluido. Para minha surpresa o valor referente a esse boleto “sumiu” do meu saldo no pic pay e não aparece nada nem nos extratos de pagam,ento. Pior, o boleto realmente não foi pago pois o credor ainda encherga que eu não paguei. Tentei varios contatos por meio do Chat no app mas sem resposta. Pelo telefone 08000258000 fiquei mais de 2 horas aguaradando ate que caiu a ligação e no telefone da Ouvidoria 08000252000 meu cpf não é reconhecido como de uma reclamanmte e não permitem que eu registre a reclamação. Pergunto: como vou reaver meu dinheiro que já esta tão sofrido para receber?
Realmente é uma situação complicada. Por isso, escrevemos a matéria para alertar sobre as alegações dos usuários. Espero que seu problema se resolva o mais rápido possível.
Eu fiz uma transferência segunda chego a msg hoje dia 7 terça feira dizendo saque concluído agora só espera até amanhã pra vê
Continua após a publicidade
Aconteceu a mesma coisa comigo e até o momento não obtive nenhum retorno da empresa do aplicativo e meu dinheiro não na Carteira do PicPay e nem foi estornado para o Caixa Tem. Onde esse dinheiro foi parar? Aplicativo decepcionante, o pior é que ele foi recomendado pela Equipe da Mobills e agora fiquei no prejuizo. Aguardo um contato por parte de alguém responsável.
Oi Vitor, o PicPay é um aplicativo sério que não havia se envolvido em nenhuma questão duvidosa anteriormente. Falamos da possibilidade da transferência por ele (antes de surgirem os relatos de desaparecimento de valores), assim como por boletos de bancos digitais e pelo mercado pago. Infelizmente, estão surgindo relatos de todos os tipos em relação a transações não realizadas. Acreditamos que estas questões serão investigadas pelos órgãos responsáveis como o Bacen, já que as instituições financeiras são regulamentas por ele.