PayPal, Magalu e XP são algumas das instituições excluídas do PIX

PayPal, XP e Magalu são apenas algumas das instituições excluídas do PIX. Novo pedido para participar do pagamento instantâneo poderá ser feito em dezembro.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central (BC) divulgou na última semana uma lista de empresas que poderão oferecer o PIX em um primeiro momento. Nomes como PayPal, Magalu Pay e XP Investimentos são algumas das instituições excluídas do PIX.

No total, 980 empresas se inscreveram para serem capazes de implantar o novo sistema de pagamentos instantâneo marcado para ser lançado em 16 de novembro. Dentre elas, 762 foram aprovadas, de acordo com dados do Uol Economia.

Com isso, 218 instituições ficaram de fora do PIX nesse primeiro momento, representando 22% de negativa no cadastro inicial. O cadastro inicial foi lançado oficialmente para cadastro de chaves dos usuários, em 5 de setembro.

Os negócios que tiveram a solicitação negada poderão realizar outro pedido ao BC a partir de dezembro, quando o cadastro ocorrerá de maneira mais simplificada e aberto à instituições financeiras e fintechs.

Instituições excluídas do PIX – Por que elas não poderão operar o novo sistema?

Inicialmente, grandes empresas estavam na primeira lista de inscritos para aderir ao meio de pagamento instantâneo do BC. Entre elas, PayPal, Magalu Pay e XP Investimentos.

Entretanto, uma recente atualização retirou algumas empresas da lista, e esses nomes acabaram sendo os mais sentidos pelos usuários. 

Mesmo sem justificar de maneira oficial o motivo da negativa, a orientação é que o pedido seja refeito para a próxima lista de autorizações.

Caso AliPay

O AliPay é uma das fintechs que teve maior controvérsia durante o momento do cadastro do PIX. A fintech foi uma das primeiras a realizarem a solicitação de operação no início do projeto, retirando o pedido logo em seguida.

Na ocasião, a instituição chinesa afirmou que o processo seria “incompatível com seus ideais”, adiando, assim, a participação no meio de pagamentos instantâneos.

Nomes excluídos do PIX

Entre algumas das instituições excluídas do PIX, podemos listar atualmente, nomes como:

  • Magalu Pay;
  • PayPal;
  • Xp Investimentos;
  • Ali Pay; 
  • Banco Renner;
  • Entre outros.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber os conteúdos em tempo real. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Participe das Comunidades do iDinheiro.