Golpes financeiros aumentam substancialmente durante o período de isolamento social. Veja como se prevenir!
A quarentena (dos que têm a possibilidade de ficar em casa) determinada pela pandemia do novo coronavírus está sendo utilizada por criminosos para aplicar diversos golpes financeiros.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), de fevereiro para março, quando iniciou o período de isolamento social, foi registrado um crescimento de 44% em ataques de phishing (prática criminosa para enganar pessoas e conseguir que revelem informações pessoais, como senhas, CPF e número de contas bancárias).
Na maioria das vezes, são links maliciosos, usando o nome dos bancos como isca para fisgar o consumidor, roubar dados e ter acesso a cartões de crédito ou contas bancárias.
Alguns exemplos de mensagens enviadas por e-mail, SMS e WhatsApp são:
- “Com o seu cartão, você tem descontos exclusivos de até 35% em farmácias e pode comprar sem sair de casa”;
- “Evite o bloqueio das suas senhas”;
- “Precisa de mais tempo para pagar seus boletos, sem juros?”.
Algo em comum é que os textos são sempre seguidos de links fraudulentos por onde os criminosos roubam as informações.
Auxílio emergencial gerou muitos golpes
De acordo com a PSafe, empresa especializada em segurança digital, mais de 11 milhões de pessoas acessaram ou compartilharam links falsos relacionados ao benefício.
Aplicativos oficiais do auxílio emergencial: baixe os apps corretos e evite cair em golpes!
Ataques a celular crescem mais de 100%
O analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini, afirma que os celulares são o grande alvo dos criminosos. Entre fevereiro e março, diz, cresceram 124% os phishings em plataformas móveis:
“Por esse motivo, é essencial manter antivírus no smartphone para barrar essas fraudes”, explica o analista.
Para mostrar o efeito do período de quarentena, Assolini ressalta que, em março, foram feitos 10 milhões a mais de ataques de malwares focados em roubo de dados financeiros do que em fevereiro: 68,1 milhões contra 58,8 milhões.
Segundo o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, 80% dos golpes fazem uso de engenharia social.
Isto é, se aproveitam de uma situação momentânea e conferem à mensagem um caráter de urgência.
O objetivo é justamente levar quem está na outra ponta a clicar sem refletir.
“Eles exploram, por exemplo, o medo de ir à agência, de perder acesso à conta, ou de perder benefícios fazendo com que as pessoas se esqueçam de cuidados básicos. A orientação que sempre deve ficar é: pare, olhe com atenção e desconfie. Entre no site do banco ou fale com o gerente”, explica Volpini.
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Bancos não mandam buscar cartão de crédito
O golpe do motoboy foi outro que voltou com força. Nele, os criminosos sugerem que houve uma compra indevida no cartão da pessoa e pedem para ela fazer um boletim de ocorrência.
Como não é indicado sair de casa nesse momento, se prontificam a mandar um motoboy buscar o cartão de crédito.
A partir daí, fazem várias compras para concluir o golpe.
Volpini alerta que as instituições bancárias nunca mandam buscar cartões e diz que não há só idosos entre as vítimas do golpe, visto que ele já ocorreu com brasileiros de diferentes faixas etárias, econômicas e culturais.
Veja as dicas de especialistas e da Febraban e não caia em golpes!
– Atenção: bancos não solicitam confirmação de dados pessoais relacionados a cartões, contas bancárias e senhas por e-mail, telefone, SMS ou por outros meios.
– As instituições também nunca enviam ninguém para retirar cartões de crédito. Sendo assim, não os entregue a ninguém. E não se esqueça: para inutilizar o cartão de crédito deve-se cortar o chip no meio, não o plástico.
– Controle periodicamente seu extrato bancário e a fatura do cartão de crédito.
– Em caso de furto, perda ou roubo de seu celular, solicite, o mais rápido possível, o bloqueio de seu chip na operadora de telefonia, bem como de cartões de crédito e débito. Além disso, registre boletim de ocorrência na polícia.
– Evite abrir e-mail e clicar em links ou anexos enviados por desconhecidos.
– Jamais forneça dados para alguém que se identificar como operador de central de atendimento.
– Mantenha o sistema operacional de seu celular, computador ou tablet sempre atualizado. Ademais, é recomendável instalar programas antivírus, inclusive, no celular, para o bloqueio de ataques.
– Não forneça dados pessoais, informações sensíveis e senhas por aplicativos de comunicação instantânea, e-mail, redes sociais e telefone.
– Se desconfiar de alguma solicitação, entre em contato diretamente com a central de atendimento oficial do banco, com seu gerente ou verifique na página do banco.
E sempre bom saber mais sobre esses golpes sobre cartao de crédito eu quase cai nesse golpe
Obrigada em saber mais
Verdade Marilene, os golpistas estão cada dia mais sofisticados, por isso não deixe de acompanhar nossos posts para se atualizar!