A Justiça Eleitoral disponibiliza cinco aplicativos para Eleições 2020: Boletim na Mão, Mesário, e-Título, Pardal e Resultados. Todos eles podem ser baixados gratuitamente nas plataformas Android e iOS.
Voltados para mesários, eleitores e candidatos, eles trazem funções úteis para antes e depois da ida ao pleito, possibilitando tornar a eleição mais justa e democrática.
As informações são da Agência Brasil.
Aplicativos para Eleições 2020: confira quais são úteis para eleitores, mesários e candidatos
1. Boletim na Mão
O aplicativo Boletim na Mão fornece informações referentes aos resultados apurados nas urnas. Serão disponibilizados todos os Boletins de Urna (BU), que são os documentos com o total de votos recebidos pelos candidatos em cada seção eleitoral.
Com o app aberto, você poderá ler o código QR Code impresso no boletim das seções de seu interesse, conferindo se os dados coletados correspondem ao total divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) posteriormente. Não é preciso ter conexão com a internet para isso.
Disponível para Android e iOS.
2. Mesário
Lançado em 2016, o aplicativo Mesário tem como principal função treinar o cidadão que prestará o serviço de mesário no dia das eleições de forma simples e rápida.
Também orienta e tira dúvidas sobre todo o processo, apresenta as datas importantes do calendário eleitoral, reúne dicas e soluções e conta com um questionário de avaliação para ser preenchido após o pleito.
Disponível para Android e iOS.
3. e-Título
O aplicativo e-Título é a via digital do título eleitoral. Em outras palavras, ele informa sua situação eleitoral e o endereço do local da votação.
Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia do pleito pode utilizá-lo para justificar a ausência.
Em final de setembro, o TSE liberou uma atualização do aplicativo, permitindo a realização da justificativa pelo celular ou tablet. Por meio dele, também é possível resolver eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.
Disponível para Android e iOS.
4. Pardal
De acordo com o TSE, o objetivo do Pardal é servir de incentivo para que os cidadãos atuem como fiscais da eleição, combatendo a propaganda irregular (outdoor de candidato, participação de funcionário público em ato de campanha durante o horário de expediente, entre outras ocorrências).
Após baixar o aplicativo, basta tirar foto ou fazer vídeo da denúncia à Justiça Eleitoral. O estado do local da ocorrência ficará encarregado de analisá-la.
Em 2020, as novidades do app são o link para que a pessoa possa registrar as denúncias diretamente no Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação e o maior rigor na identificação do denunciante.
Disponível para Android e iOS.
5. Resultados
Com o aplicativo Resultados, é possível seguir a contagem dos votos em todo o país e visualizá-la a partir da consulta do nome de um candidato. As informações dos eleitos e dos que irão para o segundo turno também serão divulgadas.
Em sua nova versão, o layout do sistema foi aprimorado, por exemplo, com as fotos dos candidatos e a exibição dos BU de todas as seções eleitorais.
Disponível para Android e iOS.
Gostou deste post? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba todas as novidades em tempo real.