Conheça a Área Logada, nova plataforma disponível para o Investidor B3

Conheça tudo sobre a Área Logada do Investidor na B3, recursos e funcionalidades, e confira detalhes sobre o portal!

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

O investidor B3 agora conta com uma nova funcionalidade para administrar suas aplicações na bolsa de valores brasileira: a Área Logada.

Lançada em 2021, a ferramenta tem por objetivo facilitar ainda mais o controle e a consulta de investimentos em uma única plataforma, além de atualizar e modernizar seus recursos para atender às novas demandas.

Continua após a publicidade

No entanto, usuários do Canal Eletrônico do Investidor (CEI) podem estranhar esse novo portal, principalmente porque ele irá substituir o antigo site, e modificar os processos que muitos podem estar acostumados.

Assim, para realizar uma transição mais suave e ter menos dificuldades na hora de administrar seus ativos, é importante que o investidor B3 conheça mais sobre a Área Logada e o que ela oferece.

Continua após a publicidade

O que é a Área Logada do Investidor na B3? 

b3 bolsa brasil balcão

A Área Logada do investidor B3 é o novo portal que irá substituir o CEI, possibilitando a consulta consolidada de informações de todas as aplicações feitas na bolsa.

Com essa plataforma, o usuário poderá não apenas acompanhar as movimentações dos seus ativos, como também encontrará todos os dados sobre os investimentos com maior facilidade.

Em tese, a Área Logada funcionará de maneira semelhante ao CEI, portal que o investidor B3 já está acostumado. No entanto, seu diferencial são os novos recursos, mais modernos e práticos, e outros serviços adicionais que a plataforma criou para atender aos investidores.

O acesso será automático, disponibilizado no momento em que o usuário realizar uma movimentação, seja a compra, venda ou transferência de ativos. Inclusive, as principais corretoras e intermediadoras estão cadastradas no portal, possibilitando a reunião de todos os dados em um mesmo sistema, sem necessidade de inclusão manual.

Continua após a publicidade

Além disso, a Área Logada também tem o propósito de auxiliar o investidor B3 durante sua carreira, com conteúdos educativos que podem contribuir para o aprendizado de novos profissionais.

Dessa forma, a plataforma conta com mais recursos que sua antecessora, trazendo mais facilidades para o investidor da bolsa de valores brasileira.

Ainda é possível acessar o CEI?

Sim, investidores que desejarem acessar o CEI poderão entrar no portal normalmente.

O acesso permanecerá durante alguns meses, até que a transição entre sites seja feita totalmente. Essa medida ajudará usuários mais acostumados com a antiga plataforma, enquanto migram para os recursos da Área Logada. No entanto, será possível acessar o CEI apenas durante determinado período, e, posteriormente, ele será desativado.

Por enquanto, a B3 ainda não informou quanto tempo o site estará disponível, mas acredita-se que o período de transição ocorra durante o ano de 2021.

Continua após a publicidade

A Área Logada do Investidor é segura?

Por se tratar de uma novidade para o investidor B3, muitos usuários podem questionar a segurança da Área Logada.

Entretanto, a plataforma é totalmente segura, sendo um sistema da própria B3. Assim, ela funcionará de maneira semelhante ao CEI, com as mesmas garantias para quem possui investimentos na bolsa.

O portal foi desenvolvido e está sendo monitorado pela instituição, com o apoio de outros órgãos governamentais certificados, garantindo que a Área Logada seja segura.

Além disso, o novo site contará com medidas de proteção que irão reforçar as garantias quanto ao acesso e às informações do investidor B3. Por exemplo, o portal irá contar com o chamado “2° fator de autenticação”. Trata-se de uma camada adicional de segurança durante o processo de login.

Essa programação ajuda a reforçar a autenticidade do usuário, de modo que apenas o titular seja capaz de entrar no portal, mesmo que alguém saiba a senha padrão. Nesse caso, a segunda camada de autenticação conta com a confirmação de um código enviado por e-mail ou SMS toda vez que a área recebe uma nova solicitação de login.

Continua após a publicidade

Assim, além de assegurar a proteção dos dados, o investidor B3 também poderá saber quando alguém está tentando entrar na sua conta.

Essas medidas são fundamentais para garantir a devida segurança da plataforma, tornando-a ainda mais certificada para os investidores.

Como acessar a Área Logada do Investidor na B3?

O acesso à Área Logada pode ser feito de maneira simples, em apenas algumas etapas básicas, pelo site da B3.

área logada do investidor B3
Tela de acesso à Área Logada.

Assim como o CEI, a nova plataforma também realiza o registro do investidor automaticamente, assim que um banco ou corretora informa a movimentação de ativos. Nesse caso, todos os usuários que realizarem algum tipo de procedimento com aplicações terão seu cadastro feito pela B3, podendo acessar o site logo em seguida.

Após a informação da corretora, o portal enviará um e-mail automaticamente, informando sobre a nova movimentação e anexando um passo a passo para a finalização do registro.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o usuário poderá finalizar seu cadastro na Área Logada por meio do próprio e-mail vinculado à conta.

Depois de confirmar o contato, basta seguir as etapas para criar uma senha de acesso e o registro estará finalizado, já permitindo que o investidor B3 acesse sua conta.

Nesse caso, o acesso é liberado para todos que tiverem ativos em movimento, mesmo investidores iniciantes ou profissionais com aplicações anteriores.

Quais as informações disponíveis na Área Logada?

Na Área Logada, o investidor B3 poderá consultar uma série de informações sobre suas aplicações.

Será possível consultar o extrato completo de cada ativo, ou seja, suas posições e movimentações relativas. Esses dados estarão disponíveis para todos os investimentos registrados dentro da B3, como:

Além disso, o investidor também poderá acessar informações sobre seus proventos, como dividendos, juros sobre capital próprio e garantias.

Continua após a publicidade

As informações se concentram em um único portal, mesmo sendo de carteiras, corretoras ou bancos diferentes. Desse modo, o investidor poderá acessar seu histórico de ativos com maior facilidade, como ocorre com o CEI.

No entanto, a diferença é que a Área Logada oferece um número maior de serviços, além da reformulação do portal, com interface mais acessível e moderna.

Ainda assim, vale a pena ressaltar que ativos que não sejam catalogados na B3 não poderão ser exibidos. Por isso, o investidor deverá se atentar para as informações que deseja consultar, e garantir que sejam aplicações da bolsa.

Quais as principais funcionalidades da Área Logada do Investidor na B3? 

Para realizar uma transição mais descomplicada e simples entre plataformas, é importante que o investidor B3 conheça as principais funcionalidades do portal. Dessa forma, ele poderá navegar pelo site com mais prática, já conhecendo as principais ferramentas que o sistema oferece.

Por isso, confira alguns dos recursos da Área Logada e o que encontrar em cada um deles:

Home

A página inicial é o primeiro acesso que aparece após o login, com todos os menus disponíveis para o investidor B3 navegar.

Continua após a publicidade

informações área logada do investidor b3
Logo na tela inicial, o investidor pode conferir todo o seu patrimônio investido.

Além disso, na home é possível verificar os últimos valores consolidados e as atualizações do sistema, bem como as carteiras e cada um dos ativos que as compõem, incluindo:

A partir da página inicial, também será possível verificar as posições e movimentações de cada aplicação, sem precisar entrar em outros recursos.

patrimônio alocado por tipo de ativo
movimentações recentes na área logada
Ainda na página inicial, o investidor pode conferir as últimas compras ou vendas.

A visualização será mais prática e simples, permitindo que o investidor otimize suas consultas e a administração dos seus ativos.

Extratos

Continua após a publicidade

O menu de extratos disponibiliza outras informações mais detalhadas para o usuário, de modo que ele possa verificar suas aplicações de maneira completa.

extrato de posição consolidada

Esse recurso informa a posição de custódia do investidor em determinada data, que pode ser filtrada para facilitar a consulta. Além disso, todos os investimentos estão classificados com o tipo de produto, que facilita uma pesquisa mais específica.

O extrato também conta com funcionalidades como detalhes das movimentações, seja compra, venda ou transferência, além dos contratos do investidor e suas classificações. Para visualizar tudo, basta clicar sobre cada ativo.

Também é possível baixar um extrato completo com todas as informações, nos formatos PDF ou Excel, clicando no botão amarelo à direita da tela.

Movimentação

No menu seguinte, o investidor encontra todas as suas movimentações no último mês. A legenda colorida mostra se foi entrada (compra) ou venda (saída).

Continua após a publicidade

menu de movimentação na área logada B3

Clicando em “filtrar”, é possível escolher o período de visualização desde 1998, bem como os tipos de investimentos que deseja ver ou as instituições onde foram feitas as movimentações.

Ofertas Públicas

Essa funcionalidade permite que o investidor B3 confira as últimas ofertas das quais participou.

ofertas públicas

Nesse caso, usuários que não possuem esse tipo de operação não encontrarão nenhuma informação na aba de Ofertas Públicas.

Entretanto, o recurso se torna disponível no momento do registro da aplicação, e também permite o filtro de consulta por data e instituição.

Negociação

Nesta tela ficam disponíveis as últimas negociações feitas em bolsa, de compra ou venda, com todos os detalhes sobre cada operação.

negociações do investidor b3

Clicando em “Ver Resumo”, o investidor pode visualizar as informações condensadas sobre todos os ativos.

Garantias

Em Garantias, o investidor fica informado sobre seus ativos dados como garantia para outras operações.

garantias alocadas na B3

Caso não exista nenhum procedimento como esse associado ao documento do usuário, a aba não terá nenhum dado.

Contudo, a possibilidade é uma novidade para os investidores, que terão acesso à mais dados do que no antigo portal.

Continua após a publicidade

Eventos provisionados para o investidor B3

A Área Logada também possui uma seção de informes, que relaciona todos os eventos provisionados de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

eventos provisionados na área logada, dividendos, juros sobre capital próprio e rendimentos

Para ver mais detalhes sobre cada evento, basta clicar sobre qualquer um.

Este menu, como os demais, também apresenta possibilidade de filtro na pesquisa, com critérios contábeis de impostos, sendo anual, para pessoa física, ou trimestral, para pessoas jurídicas.

Ajuda e Minha Conta

Por fim, outras funcionalidades da Área Logada também apresentam uma seção de ajuda, com diversas perguntas e passo a passo para auxiliar o usuário.

Nessa página, também é possível entrar em contato diretamente com a B3, para tirar dúvidas e fazer perguntas que não foram respondidas no FAQ.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a página Minha Conta oferece a possibilidade de alterar e verificar configurações pessoais do investidor B3.

Dessa forma, será possível personalizar o portal e as autorizações do usuário, além de poder acessar outros links que podem ser úteis durante a utilização do sistema.

Perguntas frequentes sobre a Área Logada do Investidor B3

Finalmente, depois de conhecer um pouco mais sobre a Área Logado, o investidor B3 pode ficar com algumas dúvidas. Por isso, confira as perguntas mais frequentes sobre a plataforma, e conheça o serviço de maneira completa antes de começar a usá-lo:

  1. Por que alguns investimentos de renda fixa não aparecem na área logada?

    Existe a possibilidade do investidor B3 realizar o acesso à plataforma e não encontrar alguns de seus investimentos de renda fixa.

    Nesse caso, é preciso verificar, inicialmente, se o ativo e a instituição financeira que administra a aplicação possuem o selo “Certifica”. Trata-se de uma certificação que comprova o registro na B3, possibilitando que o investimento seja devidamente credenciado e apareça na consulta pela plataforma.

    Assim, bancos, corretoras e financeiras que atuam nesse mercado poderão garantir a segurança e transparência dos investimentos feitos por seus clientes, além de compartilharem os dados com a Área Logada.

    Dessa forma, em alguns casos o investidor só terá acesso aos ativos de renda fixa se eles forem credenciados no “Certifica”. Caso contrário, a consulta só estará disponível com a própria instituição financeira. Por isso, é importante verificar essa ocorrência.

  2. Posso consultar investimentos na B3 de diferentes corretoras?

    Sim, o investidor B3 poderá consultar todos os seus ativos na plataforma Área Logada, mesmo que sejam de corretoras diferentes.

    Esse é um dos diferenciais do portal, que busca facilitar a administração dos investimentos, e concentrar seus dados em um único lugar. O portal CEI também permitia essa visualização unificada, e com a nova plataforma, essa ferramenta continuará operando.

    Isso porque a plataforma reúne os ativos associados pelo CPF ou CNPJ, que permite o login no site. Assim, mesmo que o investidor tenha mais de uma conta ou carteira, todas serão concentradas na Área Logada, se estiverem registradas no mesmo documento.

  3. Posso usar as informações da Área Logada do Investidor na B3 para preencher meu imposto de renda?

    Declarar o imposto de renda pode ser uma das preocupações do investidor B3, e alguns usuários se perguntam se existe a possibilidade de usar a nova plataforma para isso.

    No entanto, é importante ressaltar que é possível usar a Área Logada para o preenchimento do imposto de renda, mas somente como referência. Isso porque existem variações sobre o preço médio, de modo que o investidor deve calculá-lo manualmente. Ainda, essa informação não fica disponível na plataforma.

    Dessa forma, o usuário pode aproveitar a concentração de informações como referência, mas precisa se atentar para outros dados que compõem o documento.

  4. A B3 envia algum tipo de informativo por e-mail?

    Sim! Nesse caso, o investidor B3 receberá, mensalmente, um e-mail de disponibilização de extrato, para facilitar a conferência desses dados.

    O acesso se torna mais fácil pelo e-mail, além de ser uma informação que chegará diretamente ao titular. Enquanto isso, o lançamento do Informe de Empréstimo de Ativos também segue por vias digitais, trimestralmente para pessoas jurídicas, e anualmente para pessoas físicas.

    Mesmo assim, o serviço é opcional, e existe a possibilidade de cancelar os recebimentos dos e-mails desabilitando a opção no meu “Meu Perfil”. Assim, o investidor poderá receber apenas os conteúdos que forem do seu interesse.

    Por outro lado, e-mails relacionados ao sistema, como processo de login, códigos da segunda etapa de autenticação e passo a passo de recuperação de senha, continuarão chegando por e-mail. Trata-se de uma facilidade e também um método de segurança para proteger os dados pessoais da conta.

Conclusão: O investidor B3 deve usar a Área Logada?

A Área Logada é a nova plataforma que veio para substituir o CEI, de modo que usuários que já estão acostumados com esse sistema não terão dificuldades em migrar para o novo portal.

Ele oferece novos serviços e recursos mais atualizados e completos para o investidor B3 que deseja administrar seus ativos com maior facilidade. Além disso, a plataforma também é segura, e possui procedimentos que garantem a proteção de todos os dados.

Continua após a publicidade

De forma geral, é importante que o investidor utilize um sistema de gerenciamento dos seus investimentos no dia a dia. Dessa forma, é possível não apenas acompanhar os rendimentos e resultados, como também ter uma visão mais completa sobre a própria carteira e os objetivos traçados como investidor.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o portal, especialmente o investidor B3, que possui diversos ativos relacionados à bolsa de valores.

Assim, será possível gerenciar melhor os seus investimentos, ter uma visão mais clara e objetiva sobre cada resultado, e contar com uma ferramenta acessível para consultar seus ativos sempre que precisar.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.