Saiba qual o melhor horário para postar reels no Instagram

O Instagram está entre as redes sociais mais populares do mundo e, para ter sucesso na plataforma, é importante saber qual o melhor horário para fazer suas postagens.

Escrito por Lucas Proença

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Saber qual o melhor horário para postar reels no Instagram faz toda a diferença no engajamento do seu perfil e também pode influenciar no volume das suas vendas, se for o caso.

A rede social cresceu exponencialmente nos últimos anos, atingindo a marca de mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo.

Porém, apesar dessa quantidade exorbitante de utilizadores, não é tão simples estabelecer uma relação com seus seguidores ao ponto de conquistar um público fiel.

Diante disso, é fundamental fazer uso de algumas estratégias de marketing para encurtar o caminho até o seu objetivo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o melhor horário para postar reels no Instagram e também sobre toda a gestão desta rede. Acompanhe a leitura!

Melhor horário para postar reels no Instagram

Segundo um levantamento realizado pelo MarketingHub, após analisar mais de 100 mil postagens de reels no Instagram, o melhor horário para postar reels e ganhar mais engajamento em cada dia da semana, é:

  • terça-feira às 09h;
  • quinta-feira às 12h;
  • sexta-feira às 05h;

Nos outros dias da semana, os melhores horários para postar reels no Instagram, são:

  • segunda-feira, às 06h, 10h e 22h;
  • quarta-feira, às 07h, 08h e 23h;
  • sábado, às 11h, 19h e 20h;
  • domingo, às 07h, 08h e 16h.

Melhores horários para postar reels no Instagram

De modo geral, os melhores horários para postar no Instagram são quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h. O melhor dia é quarta-feira e o pior, domingo. Confira na tabela abaixo:

Dia da semanaMelhor horário
Segunda-feiraDas 11h às 15h
Terça-feira19h
Quarta-feira11h e 13h
Quinta-feira10h e 12h
Sexta-feiraDas 10h às 12h
Sábado10h
DomingoEntre 8h e 14h

Ao longo dos anos, alguns estudos foram feitos a fim de desvendar esse enigma. Entre eles, podemos destacar a análise da Sprout Social, realizada a partir de dados globais, que aponta os seguintes resultados:

Melhores horários Quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h
Melhor diaQuarta-feira
Pior diaDomingo
Dias e horários com melhor engajamentoDe segunda a sexta-feira das 9h às 16h
Dias e horários com pior engajamentoTodos os dias, após as 17h e antes das 5h

Entretanto, é importante destacar que, embora haja estudos e recomendações, os melhores horários podem variar bastante de acordo com seu público.

Por exemplo, se a maioria dos seus seguidores forem estudantes do ensino médio, a tendência é que o melhor horário para postar no Instagram seja antes ou depois do período escolar.

Além disso, os horários mudam bastante entre sexta e domingo, visto que durante o restante da semana existe uma rotina que deve ser levada em consideração.

Já aos finais de semana, algumas pessoas preferem não usar as redes sociais e outras têm esse momento como o ideal para assistir vídeos ou ler textos mais longos com atenção. 

Portanto, atentar-se aos números — ou seja, aos horários de insight dos seus posts — é muito importante para encontrar os melhores horários para postar sobre seus produtos ou fazer suas indicações e monetizar a sua conta.

Qual a importância de saber o melhor horário para postar reels no Instagram?

Até o ano de 2016, os posts do Instagram apareciam cronologicamente no feed de notícias. No entanto, após uma alteração, a forma como as postagens começaram a ser exibidas passou a depender bastante do algoritmo da rede social.

Isso significa que a tecnologia do Instagram segue uma sequência lógica para definir o que vai ou não ser exibido aos usuários.

Nessa conjunção, as postagens que possuem mais engajamento (compartilhamentos, cliques no botão “salvar”, comentários e curtidas) logo que são publicadas são vistas como mais “importantes” e, logo, exibidas a mais usuários. É nesse momento que entra a importância do “timing” na hora das suas postagens no Instagram.

4 dicas para fazer a gestão de postagens do seu Instagram

Uma técnica primordial para otimizar os resultados e fazer a gestão de postagens do seu Instagram é fazer suas publicações nos melhores dias e horários para o seu público alvo.

Isso se deve ao fato de que escolhendo o momento certo, você terá melhores taxas de engajamento.

E, como já mencionado, devido a mudança de algoritmo da rede social, que agora prioriza no feed de notícias posts com mais engajamento, você também terá um alcance maior.

Sendo assim, para que suas postagens no Instagram consiga atrair seguidores, marcas e engajamento, é necessário criar uma gestão de postagens. E nós vamos passar algumas dicas para você fazer isso na prática. Veja a seguir:

1. Aposte nos criadores de conteúdo

Os influenciadores digitais, também conhecidos como criadores de conteúdo, estão presentes em todas as redes sociais, mas no Instagram, em especial, eles conquistaram um espaço de muita importância.

Por esse motivo, é muito importante que as marcas saibam quem são os influenciadores do seu nicho, sigam essas pessoas e, evidentemente, estabeleçam um relacionamento com eles.

Pensar em estratégias para aproveitar a audiência desses criadores de conteúdo também é muito importante. Alguns deles fazem parcerias pagas, outros aceitam permutas, mas também há aqueles que podem te ajudar por pura afinidade.

Antes de fazer uma proposta, é importante entender o que cada influenciador está buscando e como você pode (se é que pode) ajudá-lo de alguma maneira.

2. Use hashtags

Não é por acaso que todas as redes sociais têm esse recurso. As hashtags já compõem postagens em praticamente todas as plataformas, mas no Instagram, elas ganham ainda mais destaque.

No Instagram, é muito comum que os consumidores busquem publicações, tendências e inspirações por meio das hashtags. Inclusive, a rede social possui um botão fixo para seguir hashtags.

Sabendo dessa informação, procure fazer um uso inteligente dessas palavras-chave na sua gestão de postagens do Instagram.

Você pode descobrir, por exemplo, o que as pessoas estão querendo saber sobre determinado assunto, como se posicionam a respeito e, evidentemente, se o tema está ou não aquecendo na rede social.

3. Integre suas redes sociais

Embora cada rede social tenha seus objetivos e formas de uso, a estratégia entre elas deve ser integrada.

Divulgar seu Instagram nas outras redes sociais, pensar em recursos como o “cross posting de stories”, campanhas de marketing que levem os usuários de uma rede social para outra é primordial.

4. Tenha um calendário editorial

Apesar de sabermos que uma das grandes “riquezas” do Instagram é a possibilidade de postar, em tempo real (especialmente no Stories) coisas do cotidiano, particularidade da marca, curiosidade, entre outros. E, isso é muito bom, portanto, continue fazendo.

Mas ter só isso não basta. Você também precisa organizar um calendário de posts, pensando sempre no curto, médio e longo prazo.

Além de garantir a frequência e constância das postagens, o calendário te ajuda a entender quais temas você está abordando (se essa organização for por linhas editoriais, será ainda melhor), e garante que posts importantes não deixem de ir para o feed de notícias.

Ademais, também dá um controle mais preciso de tudo que foi postado e quando foi postado, ou seja, será o seu principal controle da gestão do seu Instagram.

Extra: qual o melhor horário para postar no Kwai?

Não é novidade que o Kwai está entre as redes sociais do momento. Para se ter ideia do tamanho dessa popularidade, o app já registra mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, segundo dados divulgados pela própria plataforma.

Devido a essa adesão em peso de novos usuários, marcas e criadores de conteúdo perceberam que também podem ganhar dinheiro com o Kwai.

Portando, se você é uma delas saiba que os melhores horários para postar vídeos no Kwai são entre 11h da manhã e 17h30 da tarde.

Perguntas frequentes sobre gestão de Instagram

  1. Instagram dá dinheiro?

    Sim. E, diferentemente do que muitos pensam, não necessariamente é preciso alcançar um número determinado de seguidores. Basta construir uma comunidade que seja engajada e que esteja sempre interagindo com as suas postagens.

  2. Como funciona o pagamento do Instagram?

    Diferentemente de outras plataformas, como o YouTube, o Instagram não paga por views ou seguidores. O pagamento acontece por meio de publicidades contratadas por terceiros, seja post no feed, nos stories ou no reels.

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