Serviços

Aprenda Como Fazer Saques no Exterior

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Aprenda Como Fazer Saques no Exterior

Veja, passo a passo, como sacar dinheiro fora do Brasil em caixa eletrônicos. Saiba também quais são as tarifas desse tipo de transação e como efetuar o desbloqueio do cartão.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Quem vai viajar para o exterior pela primeira vez costuma ter muitas dúvidas sobre formas de pagamento fora do Brasil. Uma questão frequente é sobre como funcionam os saques, já que os bancos não são os mesmos em outros países. Para facilitar, preparamos um passo a passo para você sacar em caixas eletrônicos internacionais.

Como fazer um saque fora do Brasil?

A opção de saque pode ser bem prática para quem precisa de dinheiro em espécie. Até bem pouco tempo essa também era uma alternativa barata, mas isso mudou depois que esse tipo de transação passou a ser taxada com IOF de 6,38% (como nos cartões de crédito).

Continua após a publicidade

O passo a passo para fazer o saque é o seguinte:

  1. Procure um ATM (Automatic Teller Machine);
  2. Insira o cartão do banco e siga as instruções na tela;
  3. Se o caixa oferecer opções de idioma (como inglês ou espanhol) escolha a que lhe for mais familiar;
  4. Selecione o tipo de saque (crédito ou débito). Atenção: os saques no crédito são altamente tarifados. Escolha sempre a opção débito, a não ser em casos de grande urgência;
  5. Insira sua senha de utilização do caixa eletrônico aqui no Brasil;
  6. Observe as solicitações do caixa, que podem variar dependendo da bandeira e até mesmo do país;
  7. Quando a máquina perguntar se você deseja a impressão do recibo (receipt), selecione a opção “sim” (yes);
  8. Verifique qual é o limite de saque daquele terminal;
  9. Escolha o valor a ser sacado, lembrando que quanto mais você sacar melhores serão as tarifas;
  10. Assim como nos caixas daqui, caso o valor desejado não apareça clique em “outros” (other) para digitar a quantia;
  11. O caixa deverá informar o quanto será cobrado pelo saque e você deverá aceitar a cobrança (accept fee) para finalizar a transação;
  12. Retire o seu cartão, aguarde a emissão do dinheiro e guarde o comprovante para verificar todos os custos.

    Saque em caixa eletrônico internacional
    Saque em caixa eletrônico internacional

Sobre o desbloqueio do cartão

A maior parte dos cartões precisa ser desbloqueada para uso no exterior. Essa exigência é uma forma de proteger o cliente de possíveis fraudes e golpes. Assim, antes de viajar procure saber como é procedimento de desbloqueio do seu banco. Quase todos disponibilizam esse serviço no internet banking ou mesmo nos aplicativos para smartphone. Caso você não consiga desbloquear o cartão, ligue para o gerente responsável pela sua conta para solicitar o desbloqueio.

Onde encontrar caixas eletrônicos do meu banco?

Fora do Brasil, você não deve procurar por caixa eletrônicos do seu banco como aqui. O que importa é a bandeira do cartão (Visa, Mastercard, American Express e outras). A Visa usa a rede Plus e a Mastercard a rede Cirrus. Quase todos os caixas operam com as duas redes, mas vale a pena conferir antes se o seu cartão será aceito.

Quanto custa sacar dinheiro no exterior?

Como comentamos antes, sacar dinheiro não é a opção mais vantajosa como já foi antes, por causa da cobrança de IOF. Ao realizar a transação fora do país, o viajante pagará: imposto de 6,38% sobre cada transação, a taxa do caixa estrangeiro, a tarifa de saque no exterior cobrada pelo banco, os valores relativos à cotação da moeda naquele dia. Vale destacar que alguns pacotes de serviços bancários incluem alguns saques gratuitos no exterior, o que deve ser verificado.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

26 resposta em “Aprenda Como Fazer Saques no Exterior

  1. Alguém sabe quais os bancos que possuem uma quantidade de saques gratuitos no exterior?
    Irei fazer intercâmbio para o Chile e queria saber se a taxa do caixa estrangeiro ATM possui um padrão e de quanto seria ?

    1. Gabriel, acho que terá dificuldade neste serviço gratuito.
      Alguns bancos que tenham presença no seu país de origem, isso pode ajudar bastante, mas gratuito, é pouquíssimo provável que consiga, até porque, tem impostos a pagar etc.

      1. Olá, Flávio.
        Obrigado pela resposta.
        Você possui informações ou sabe a respeito do valor que os caixas ATM cobram ? Pois não encontro informações sobre o valor desta taxa e estou pensando se utilizo cartão do Banco do Brasil para sacar lá, ou através de Western Union.

        1. O valor depende do seu banco. Normalmente é um mínimo fixo mais um percentual da transação.
          Nesse caso, vale a pesquisa mesmo.

  2. ola. Poderiam informar se existe algum aplicativo que informa o valor que sairá da tua conta, no momento do saque? Por exemplo: Saque de 1000 AUS. Qto sairia da minha conta? Converte em dólares americanos, depois incide o IOF de 6,38%?

    1. Desconheço um aplicativo com estas características, Marlene. Até porque, dependem das diversas taxas que o banco cobra na conversão de moedas.
      Alguns bancos alteram o valor várias vezes ao dia. Você precisa saber qual a taxa de conversão no momento do saque e, então incidir os impostos. Como disse além de acrescentar alguma tarifa que o banco possa vir a cobrar pelo serviço.

  3. Olá….Estou tentando sacar dinheiro aqui na Espanha, não estou conseguindo, fala que minha senha pessoal está errada….já foi desbloquiei o cartão para uso no exterior…alguma dica….alguns sites diz pra digitar os quatro primeiros dígitos…confere?

    1. Entre em contato com seu banco, Claudio. Ficar tentando a senha, pode bloquear seu cartão e piorar sua situação.
      No verso de seu cartão deve haver um número internacional para ligar sem custos.

  4. Continua após a publicidade

  5. Flavio o Iof vale para cartoes pre pagos tb? por exemplo tenho 20,000 num cartao pre pago a cada saque vou ser cobrada iof? ou isso seria se tivesse sacando de minha conta bancaria? obrigada

    1. Roberta, o IOF é na conversão.
      Suponhamos que colocou 1000 em créditos no cartão, então destes 1000, 6,38% é IOF que já foram pagos.
      Nos saques e uso pode haver outros tipos de tarifas do próprio banco, aí é verificar no contrato.

  6. bom dia, tenho somente conta salario e estou indo viajar para orlando nos EUA, consigo fazer saque de la em minha conta salario?

    1. Carlos, depende dos serviços oferecidos por sua conta salário. Elas são diferentes entre si e entre cada banco.
      O ideal é confirmar antes com seu banco.
      Mas o mais provável é que não. E, se quer prepare com dólar ou cartão de viagem aqui. Será mais barato e seguro.

  7. Flávio, boa tarde! Irei viajar para a África do Sul em maio do ano que vem, e após algumas leituras, de modo geral, parece que a melhor opção seria o cartão pré-pago, confere? Gostaria de saber se você teria também algumas dicas para aluguel de carro lá, como devo proceder, ainda mais que estarei com 23 anos.

    1. Amanda, sim, o cartão pré pago é uma excelente alternativa e bem segura. Mas não deixe de levar uma parte em espécie também.
      Quanto ao aluguel, verifique se poderá dirigir lá e se precisará da Permissão Internacional para Dirigir. No caso do aluguel, é pesquisar uma empresa com tarifas mais baratas e, talvez valha a pena verificar um cartão de crédito que lhe ofereça seguro sobre o aluguel, assim economizaria um pouco.

  8. Continua após a publicidade

  9. Oi, bom dia.
    Pretendo passar uma temporada na Argentina, no Chile e no Peru. Estou precisando de ajuda em 3 pontos:
    1 – Seria mais vantajoso usar minha conta corrente nesses países do que usar um cartão de viagem pré-pago ou daria no mesmo?
    2 – Ao carregar o pré-pago, seria melhor colocar apenas reais, apenas dólares ou tenho de colocar a moeda dos três países?
    3 – Posso usar o cartão pré-pago como um cartão de banco comum e sacar dinheiro em um ATM ou ele só serve pra fazer compras em lojas.
    Grato desde já.

    1. 1- Usar a conta corrente pode ser arriscado, pois depende da oferta de seu banco naquele país. Você correria mais riscos de ficar sem dinheiro. O cartão pré pago é mais seguro para estes casos.
      2- Você coloca a moeda do país de destino, contratando o câmbio do dia e pagando em reais. Alguns cartões já oferecem a possibilidade de serem utilizados em qualquer moeda, o que pode ser mais interessante no seu caso. Vale pesquisar um que atenda suas necessidades.
      3- Sim, você pode usar em ATMs que sejam conveniados à sua bandeira. Atente-se que podem haver custos extras para saques.

  10. Olá, vou para o Peru em julho e não encontrei em lugar nenhum qual é o limite de saque dos caixas eletrônicos! Você saberia me informar? Ou talvez me indicar algum site que contenha este tipo de informação?

    1. Cada cliente pode ter um limite diferenciado dependendo do perfil e cartão que possui, é por isso que esta informação não é tão simples.
      Entre em contato com sua agência.

  11. Continua após a publicidade

  12. Bom Dia!
    Flávio,
    Estou na Argentina e tenho mil reais em minha conta corrente. Para efetuar o saque as taxas serão cobradas no valor total da que a conta possui atualmente ou futuramente?
    E com esse valor em reais quanto conseguirei em pesos?

  13. Olá, vou fazer intercâmbio para a Irlanda no ano que vem, vou estudar e trabalhar, eu consigo abrir uma conta no Brasil para garantir ou eu só consigo abrir lá?

  14. Olá Flávio,
    Eu preciso comprar moeda dólar e deixar na minha conta corrente do banco aqui no Brasil para sacar lá fora? Ou basta fazer o saque lá no país, no ATM, que, no caso, já sei sairá em dólar? Outra coisa: sabe dizer se a cobrança do IOF é no valor em Reais ou em Dólar?

    1. Depende do seu banco ou relacionamento.
      Alguns oferecem possibilidade de compra automática pelos ATMs, outros terá que comprar aqui. Informe-se em sua agência.
      O IOF é sobre a transação e paga em reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *