Apple é notificada por Procon-SP pela venda de novo iPhone sem carregador

O Procon-SP notificou a Apple na última quinta-feira, 29, solicitando explicações sobre a venda do novo iPhone sem carregador. Entenda.

Isabella Proença
Isabella Proença

Na última quinta-feira, 29, o Procon-SP notificou a Apple, solicitando explicações sobre a venda do novo iPhone sem carregador.

A entidade questiona a empresa, por meio da notificação, sobre os motivos que justificam a decisão de não fornecer os carregadores e também sobre o valor do dispositivo avulso.

Continua após a publicidade

O Procon-SP também quer saber qual a opção que a Apple irá oferecer ao cliente para carregar o aparelho, além da estimativa de tempo de carregamento.

Ademais, a notificação também pergunta sobre o funcionamento da garantia, visto que a compra dos itens ocorrerá separadamente.

“A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade. A Apple praticamente obriga o consumidor a fazer duas compras do mesmo produto; é quase uma venda casada”, afirma o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

De acordo com a entidade, a empresa tem 72 horas para responder aos questionamentos, contados a partir da última terça-feira, 27. Ou seja, o prazo termina hoje, sexta-feira, 30.

Apple anuncia venda do novo iPhone sem carregador

A Apple anunciou o lançamento do iPhone 12 neste mês de outubro. A linha é composta por 4 aparelhos: iPhone 12 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro MAX.

Mas o que chamou a atenção no lançamento foi o fato de, pela primeira vez, fones de ouvido e carregador não acompanharem o aparelho.

A justificativa dada pela empresa sobre a decisão foi “questões ambientais”. Segundo a Apple, a medida visaria diminuir as emissões de carbono e a geração de lixo eletrônico, pois, ainda de acordo com a marca, há mais de 2 bilhões de adaptadores espalhados ao redor do mundo.

A empresa decidiu não comentar a notificação do Procon-SP.

Os modelos 11, XR e SE 2020 agora também não têm o acessório no momento da venda.

Quer continuar acompanhando notícias desse tipo? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.