Reforçando medidas de segurança digital, 17 aplicativos foram retirados da Google Play. Os programas estavam disponíveis para aparelhos compatíveis com o sistema operacional Android e não cumpriam com as regras da plataforma.
O Portal Exame reuniu a lista com os nomes, e vamos falar sobre eles a seguir. As categorias são diversas e alguns deles já tinham mais de 200 mil instalações.
Continua após a publicidade
São programas de editar imagens, criar emojis ou gerenciar contatos no celular, por exemplo.
Aplicativos retirados da Google Play: veja a lista
O movimento para retirar os apps da loja virtual do Google foi realizado em duas etapas durante os meses de julho e setembro.
A primeira delas, responsável por retirar 11 programas, foi feita no começo de julho. A segunda, por sua vez, foi realizada no início de setembro.
Os programas estavam infectados com um arquivo malicioso, que poderia operar de forma oculta e em segundo plano, ou seja, impedindo que o usuário tenha conhecimento das transações perigosas. Assim, sem saber, o dono do aparelho assinava serviços pagos e sofria esse prejuízo.
Confira a lista completa:
- App Locker;
- Cheery Message (duplicado na loja);
- file. recovefiles;
- hmvoice.friendsms;
- Contact Message;
- Convenient Scanner 2;
- Emoji Wallpaper;
- Fingertip GameBox;
- Image Compress;
- Loving Message;
- Push Message – Texting & SMS;
- Relaxation Message;
- Remind Alarm;
- Safety AppLock;
- Separate Doc Scanner;
- Training Memory.
Ainda de acordo com a Exame, recomendação de especialistas de segurança é que o usuário faça a desinstalação do programa.
Isso ocorre por um motivo simples: mesmo que ele tenha sido deletado da loja de apps, quem fez a instalação anteriormente pode continuar fazendo o acesso pelo celular.
Nesse caso, então, continuará se expondo e sendo vulnerável aos ataques de quebra de segurança.
Gostou desta notícia sobre os aplicativos retirados da Google Play? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.
Continua após a Publicidade