Conheça 19 aplicativos que aceitam Apple Pay

Neste artigo, vamos mostrar 19 aplicativos que aceitam Apple Pay e as particularidades de cada um deles. Confira.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Nos últimos meses, uma série de aplicativos passaram a aceitar Apple Pay como meio de pagamento para seus produtos ou serviços. A carteira digital da Apple é um sistema de pagamento por aproximação que dispensa o uso do cartão físico de seu banco nessas transações. 

Na prática, é como se você usasse a sua carteira dentro do seu iPhone ou outros equipamentos da mesma companhia, como o Apple Watch – o relógio da Apple – além de notebooks ou tablets da marca. O procedimento é simples e seguro, podendo ser verificado por meio de senha, biometria ou mesmo reconhecimento facial. 

Continua após a publicidade

Neste artigo, vamos mostrar 19 aplicativos que aceitam Apple Pay e as particularidades de cada um deles.

Bancos na Apple Pay

Veja as opções de bancos que têm aplicativos que aceitam Apple Pay, temos:

inter

1. Banco Inter

O Banco Inter possibilitou o uso da wallet da Apple em março de 2021. Pra integrar o sistema da empresa com o da instituição financeira, é preciso adicionar o cartão Inter no app da Apple Pay, no seu iPhone, e seguir as instruções.

Continua após a publicidade

Se você preferir fazer isso pelo app do Banco Inter, é preciso acessar a aba Cartões, escolher o cartão ao qual você quer vincular o Apple Pay, clicar em Configurações e adicionar “Apple Pay” àquele cartão. 

Para utilizar o Apple Pay com seu cartão Next, é preciso cadastrá-lo no aplicativo da carteira digital, acessando o símbolo “+”. Em seguida, siga os procedimentos para validação do dispositivo. Também é possível adicionar o Apple Pay pelo app da Next, escolhendo qual cartão – de débito ou crédito – você gostaria de sincronizar com a wallet. 

Se você é correntista do banco Itaú e deseja utilizar o seu cartão de crédito ou débito no serviço Apple Pay, é possível escolher o cartão que deseja cadastrar. O procedimento é semelhante com o que ocorre no caso do Banco Inter ou Next e permite com que você faça compras online ou em estabelecimentos físicos usando identificação biométrica, facial ou por aproximação. 

Bradesco

4. Bradesco

No Bradesco, a opção de uso do Apple Pay inclui os cartões de débito, crédito ou múltiplo das bandeiras Elo ou Visa. Se essas são as suas opções, basta cadastrar o cartão no app da Apple Pay ou adicionar o serviço no app do Bradesco

Continua após a publicidade

A instituição financeira, no entanto, alerta que o uso do seu cartão na carteira digital depende de critérios de aprovação e que o serviço “pode não estar disponível para todos os cartões”.

Também é possível utilizar sua conta no Nubank para fazer compras online ou em lojas físicas por meio do Apple Pay, sem ter que tirar o cartão roxinho da carteira. O Nubank passou a permitir que você possa cadastrar o seu cartão de crédito no sistema da Apple. Isso vale para o cartão roxinho, ultravioleta e até o da conta PJ.  

santander

6. Santander

No caso do Santander, também é possível utilizar o app do banco para utilizar o Apple Pay ou vice-versa. Dessa forma, você cadastra seu cartão do Santander no aplicativo e passa a fazer compras online ou em estabelecimentos físicos sem a necessidade de usar o cartão físico. 

Investimentos e câmbio na Apple Wallet

Já na área de investimentos, os aplicativos que aceitam Apple Pay para suas transações, são:

Continua após a publicidade

O fundo de investimentos BTG+ também passou a permitir o uso da plataforma Apple Pay, assim como os bancos que citamos acima. O funcionamento é o mesmo: é preciso cadastrar o cartão BTG+ na plataforma da empresa de pagamentos norte-americana para autorizar a realização de compras por meio dele. 

Quem prefere utilizar o aplicativo do BTG, o processo é o inverso: basta clicar em “adicionar ao Apple Pay” e escolher o cartão que você deseja cadastrar. 

Logomarca

8. XP Investimentos

A XP Investimentos passou a permitir o pagamento via Apple Pay no fim do ano passado, quando autorizou a possibilidade de integrar o seu cartão com a plataforma da maçã. Se você utiliza o cartão da XP, pode adicioná-lo no aplicativo da Apple Pay no iPhone ou habilitar este tipo de pagamento no próprio app do fundo de investimentos. 

Se você possui uma conta no aplicativo de pagamentos e remessa de dinheiro a Wise (ex-Transferwise), é possível que você consiga integrar sua conta com o Apple Pay para realizar transferências. 

Continua após a publicidade

No entanto, para isso, é preciso verificar a qual país sua conta está atrelada – essa possibilidade ainda não está disponível no Brasil – e os limites para cada uma. Confira no quadro abaixo: 

ILrjafWK5A1f-56ZZKNu-1zypsQOJyIFMqjUZEVqDUjsNmH2YnujXIp3PT9cERbBFusFRKsAtqoPaT9eT0Vkau-J746STeYpKGd0-CP-HHWEiUSNAFY_7ejNuTNREfuYTp-KJI7T=s0

Aplicativos de lazer na Apple Pay

A carteira digital da Apple ainda pode ser usada em outras modalidades, ainda que de forma alternativa. Veja na sequência os aplicativos que aceitam Apple Pay em segmentos de lazer.

airbnb

10. Airbnb

Além de fazer compras em lojas físicas, a Apple Pay também é um método de pagamento para quem tem costume de fazer compras online. O Airbnb é um dos serviços que aceitam esse tipo de pagamento. 

Ao concluir uma reserva, você pode optar, em vez de pagar com cartão de crédito, pelo Apple Pay – desde que já tenha cadastrado um cartão no aplicativo. Com isso, o processo é mais fácil e seguro.  

Continua após a publicidade

Azul

11. Azul Linhas Aéreas

Se você é cliente da companhia aérea Azul, uma boa forma de realizar pagamentos das passagens aéreas – ou outros serviços oferecidos pela empresa – é por meio do Apple Pay. O serviço funciona como nos demais, mas há ainda uma vantagem para quem utiliza o Apple Watch. 

Com a integração entre o Apple Pay, o Apple Watch e o Azul Mobile – app da Azul Linhas Aéreas – é possível exibir o cartão de embarque pelo dispositivo, economizando tempo e agilizando o seu embarque.

width=

12. Decolar: voos e hotéis

No caso da Decolar, não é possível optar pelo pagamento via Apple Pay na hora de concluir uma transação. O site ou celular da companhia só aceitam pagamento via cartão de débito, crédito, boleto bancário ou Pix.

No entanto, suas reservas de voos e hotéis podem ser agregadas à Wallet do seu iPhone na hora de pagar. Com isso, o cartão que você cadastrou no app será utilizado para concluir a transação.  

Continua após a publicidade

Outra companhia aérea que passou a aceitar pagamentos via Apple Pay foi a Latam. Para isso, basta adicionar o app da companhia na Wallet da Apple. Dessa forma, o cartão cadastrado no aplicativo da empresa será utilizado na companhia da passagem aérea. 

A Apple Pay também passou a aceitar pagamento de viagens da Uber e até compra de comida por delivery via Uber Eats. Com isso, os usuários que preferirem, não precisarão mais deixar os dados de cartão de crédito disponíveis para a plataforma. A autorização é validada por meio da biometria. 

Neste caso, é possível optar pelo pagamento de cada viagem separadamente, ou por meio do Uber Pass, uma compra antecipada de créditos para serem utilizados na plataforma. 

E-commerce para pagar com Apple Pay

Também temos aplicativos que aceitam Apple Pay dentro dos e-commerces, valendo da opção de aquisição de vale-compras, inclusive.

Continua após a publicidade

logo

15. Amazon

Apesar de ser uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, a Amazon ainda não aceita pagamento, diretamente, por meio da Apple Pay. Dentre os métodos de pagamento aceitos no site, estão todo tipo de cartão de débito ou crédito e até boleto bancário. No entanto, a carteira digital da Apple ainda não consta na plataforma como um dos métodos aceitos. 

Há, no entanto, existe uma forma de driblar essa “restrição”. Diversos sites oferecem a possibilidade de compra de “gift cards” da Amazon – e aceitam Apple Pay. Dessa forma, é como se você comprasse um vale-presente para usar com o que quiser no site.  

apple

16. Apple Store

No caso da Apple Store, pagar com o Apple Pay é bem fácil, afinal este é o método principal de pagamento da empresa norte-americana. Assim que escolher um produto na loja, você pode clicar em “Apple Pay” para concluir a transação ou, se preferir, já pode escolher este método como “preferido” no site da Apple Store. Dessa forma, ele sempre aparecerá como primeira opção de pagamento. 

Uma das principais plataformas de compra de bebidas pela internet, a eVino também já aderiu à carteira digital como um dos seus métodos de pagamento. No caso do e-commerce, os passos são os mesmos: você precisa cadastrar um cartão de sua preferência na Wallet da Apple e escolher pagamento via Apple Pay para concluir a compra de um pedido. 

Continua após a publicidade

Dessa forma, a transação será concluída utilizando o cartão que você já definiu previamente. A compra só é autorizada, nesse caso, com o TouchID, ou seja, o método de verificação da Apple pela biometria. 

width=

18. Magazine Luiza

No caso da Magazine Luiza, ao concluir uma compra você vai notar que pode utilizar somente o pagamento via cartão de crédito ou débito, boleto bancário ou Pix para concluir uma transação. É possível, inclusive, escolher um cartão “favorito” para as compras no site. No entanto, pelo app ou site da Magalu ainda não é possível utilizar o Apple Pay para concluir uma compra. 

Isso pode ser feito, no entanto, pelo app da Apple Pay, com o cartão que já está cadastrado na plataforma.  

petlove

19. PetLove

A PetLove é uma das lojas em que é possível pagar pelas suas compras por meio da Wallet da Apple. Isso porque o app de meio de pagamento da Apple é compatível com a rede de lojas de itens para o seu pet. No entanto, como acontece em outros estabelecimentos online, isso não pode ser feito diretamente no site da PetLove.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a compra deve ser concluída diretamente na sua Wallet, depois que você adicionar o PetLove. Dessa maneira, você pode utilizar qualquer um dos cartões cadastrados na carteira digital para concluir a transação. 

Pagar com Apple Pay é seguro?

As carteiras digitais surgiram há alguns anos como forma de simplificar e tornar mais seguro o pagamento em transações eletrônicas. Na prática, ela acaba com aquele incômodo de você ter que inserir os números e código de segurança do seu cartão a cada transação que fizer, independentemente de qual estabelecimento você escolher fazer as suas compras. 

Além disso, as melhores carteiras digitais também passaram a ser aceitas em estabelecimentos físicos. Isso foi possível após o desenvolvimento de tecnologias de pagamento por aproximação. 

Com isso, você não precisa mais sair de casa com a carteira para realizar compras. Afinal de contas, sua carteira estará toda inserida no seu iPhone. 

Continua após a publicidade

Para toda essa tecnologia se tornar viável, foi preciso desenvolver uma série de mecanismos de segurança. As informações que constam no seu cartão são criptografadas e ficam salvas em segurança nos servidores da Apple. A empresa norte-americana também garante que essas informações não são compartilhadas com os estabelecimentos, evitando vazamentos.

Além disso, para que o sistema autorize o pagamento via Apple Pay é preciso que haja uma autorização do cliente, que pode ser feita por meio de uma senha, do TouchID (o sistema de verificação biométrica, ou seja, pela impressão digital) ou reconhecimento facial pela câmera frontal do seu aparelho. 

Essa verificação é necessária para evitar que, se o seu celular for furtado, por exemplo, outra pessoa tenha acesso aos seus cartões bancários. 

Quais iPhones aceitam Apple Pay?

Se o seu iPhone conta com a tecnologia TouchID ou reconhecimento facial, ele aceita o Apple Pay como forma de pagamento. Confira os modelos de iPhone que aceitam Apple Pay

Continua após a publicidade

  • iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 Pro, iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone SE (2ª geração), iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max, iPhone 11, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE (1ª geração), iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5, iPhone 4s, iPhone 4, iPhone 3GS, iPhone 3G e iPhone.

Se seu modelo de iPhone é mais antigo, é preciso ficar atento já que a Apple anuncia, constantemente, que os sistemas de operação iOS de alguns aparelhos menos modernos costumam ser descontinuados. Com isso, não seria mais possível atualizar novas versões da Wallet ou do Apple Pay, por exemplo. 

Como funciona o pagamento por aproximação?

O desenvolvimento do método de pagamento via aproximação foi o que permitiu com que as carteiras digitais pudessem existir de fato, expandindo sua atuação para os estabelecimentos físicos. 

Nas compras online, você só precisa cadastrar um ou mais cartões bancários para concluir as transações. 
No entanto, nas compras em lojas físicas, é preciso aproximar o iPhone das maquininhas de cartão que aceitam o método por aproximação. Isso ocorre graças à tecnologia NFC, sigla para Near Field Communication.

A vantagem é que o método de pagamento por aproximação é versátil e pode ser utilizado não só pelo celular, como por cartões e até equipamentos do tipo wearable, como os smartwatches – caso do Apple Watch.

Perguntas frequentes sobre aplicativos que aceitam Apple Pay

  1. Como saber se meu iPhone tem NFC?

    Acesse o menu de configurações, clique em Conexões e verifique se existe a opção NFC ativada.

  2. Como usar o aplicativo Wallet do iPhone?

    Localize o ícone da Wallet do iPhone, siga o passo a passo para a configuração e cadastramento dos cartões e apps que deseja utilizar. Para pagar com sua Wallet, selecione-a como forma de pagamento, confira dos dados da cobrança e confirme a transação

  3. Os dados dos meus cartões estão seguros na Apple Pay?

    As informações inseridas na Apple Pay são criptografadas e armazenadas nos servidores da Apple. Além disso, para a confirmação da compra, o titular precisa validar a transação. Todas essas características aumentam bastante a segurança da carteira digital.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.