Aplicativos de contas digitais: como saber se o seu dinheiro está seguro?

O que determina a segurança dos aplicativos de contas digitais? O que os principais bancos digitais fazem para proteger suas transações? Veja se seu dinheiro está protegido e como você pode ajudar na segurança dos seus dados.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Os bancos digitais surgiram no Brasil solucionando várias deficiências do mercado bancário. Mas, com toda essa evolução, seus aplicativos de contas digitais, aqueles que os clientes usam para movimentar dinheiro, também foram desenvolvidos para garantirem a segurança dos dados dos clientes?

Esse é um receio que, muitas vezes, fazem as pessoas desistirem de usar uma conta digital e preferirem as contas correntes dos bancos tradicionais, sabia?

Continua após a publicidade

Você também se sente assim? Então saiba que existem ferramentas e soluções de segurança que os bancos digitais adotam que podem fazer a diferença, assim como algumas recomendações e boas práticas de uso para os clientes.

Quer saber quais aplicativos de contas digitais têm o conjunto de proteção mais completo?

Principais
Bancos Digitais
Ferramentas e soluções de segurança dos aplicativos de contas digitais
Banco-Inter* Atende as normas da Resolução nº 4.658 do Bacen e LGPD
* i-safe, sistema de token para autenticar as transações
* Adota Políticas de criptografia dos dados
* Certificado Digital Digicert
nubank* Atende as normas da Resolução nº 4.658 do Bacen e LGPD
* usa múltiplos fatores de autenticação para acesso
*criptografia
* biometria de acesso
* monitoria e auditorias periódicas no ambiente digital
logo c6 bank* Atende as normas da Resolução nº 4.658 do Bacen e LGPD
* Criptografia
* envio de código por SMS para validar transações no C6 Kick
* limite de R$100 para pagamentos com contactless, garantindo que transações maiores só aconteçam com a senha do cliente
* atualização frequente do aplicativo conta digital C6 Bank para garantir melhorias na segurança
Banco Next* Atende as normas da Resolução nº 4.658 do Bacen e LGPD
* acesso restrito de profissionais da instituição no ambiente onde os dados dos clientes são armazenados
* Programa de Governança e Privacidade do Bradesco
* biometria para acesso e uso de caixas de autoatendimento
* validação automática das transações por token
Imagem do Agibank, que oferece uma das melhores contas digitais do mercado* Atende as normas da Resolução nº 4.658 do Bacen e LGPD
* Certificado digital
* Criptografia
* atualização frequente do aplicativo conta digital

Em uma rápida pesquisa entre os 5 bancos digitais mais citados, conseguimos listar e comparar as ferramentas e políticas de segurança de dados que eles adotam.

Continua após a publicidade

Algumas ações, como a atualização de seus aplicativos de contas digitais, são comuns a todos, embora nem todos mencionem tal cuidado em seus sites.

Também nesta pesquisa identificamos alguns históricos negativos de bancos digitais, como é o caso do vazamento de dados do certificado digital do Banco Inter e indenizações por falha na segurança do C6 Bank.

Todavia, tais situações foram corrigidas e, assim como os bancos tradicionais, as contas digitais continuarão sendo alvo de tentativas de fraudes e ações maliciosas. Ou seja, além das ferramentas dos aplicativos de contas digitais, alguns cuidados devem ser tomados durante seu uso.

Como baixar o aplicativo conta digital do seu banco em segurança?

Uma das formas que os fraudadores mais utilizam é a oferta de links para baixar aplicativos espelhados do original. Assim, o cliente acredita estar baixando e acessando o app oficial, quando na verdade, está digitando seus dados e senha para que os ladrões possam utilizar no golpe.

Continua após a publicidade

Por isso, baixe o aplicativo conta digital do seu banco apenas em seus canais digitais oficiais, veja o número de usuários que já baixaram o app, bem como suas respectivas avaliações.

Na lista de bancos tradicionais e digitais do Brasil, muitos deles trazem o QR Code que redireciona seu acesso para quem deseja abrir conta digital e baixar o aplicativa de gestão. Essa também pode ser uma boa alternativa.

O que são as políticas de privacidade dos bancos e o que elas dizem sobre o uso de dados de seus clientes?

Por lei, os bancos precisam desenvolver uma política de privacidade que esteja alinhada com as regulamentações atuais, especialmente a LGPD, que mencionamos no quadro acima.

Mas, muitos clientes se surpreendem ao ler que na política de privacidade de dados, os bancos (digitais e tradicionais) informam compartilhar dados com empresas do grupo e parceiras, por exemplo. Tal medida está amparada legalmente.

Continua após a publicidade

Aliás, com o open banking, outras informações financeiras poderão ser trocadas entre uma instituição financeira e outra. Quanto a isso, é uma evolução natural e benéfica ao cliente, já que tal abertura pode aumentar a competitividade na oferta de serviços, por exemplo.

Cuidados ao usar aplicativos de contas bancárias digitais

Alguns cuidados são comuns as contas digitais e não digitais, ou seja, valem sempre que você estiver acessando seus dados bancários em qualquer dispositivo conectado a internet.

Como acessar aplicativos e internet banking com segurança?

  • use apenas dispositivos pessoais para realizar o acesso aos seus aplicativos das contas digitais, preferencialmente com antivírus instalado;
  • atualize regularmente a versão do aplicativo ou dispositivo de segurança que seu banco adota, entre as melhorias que elas trazem, muitas estão associadas a segurança do uso do aplicativo;
  • os bancos não costumam solicitar dados pessoais por SMS e e-mails, não repasse nenhuma informação quando isso acontecer;
  • cuidado com anexos em mensagens, bem como a indicação para clicar em links enviados por Whatsapp e SMS, eles podem conter vírus;
  • para acessar o internet banking do seu banco, não procure o endereço pelo Google ou buscadores similares. Alguns hackers criam ambientes idênticos aos da instituição financeira e conseguem posicionar os links nas primeiras posições para atrair clientes desavisados. Prefira digitar o endereço completo na barra de navegação da internet;

Quais cuidados adotar para a gestão de suas senhas?

  • troque suas senhas periodicamente e não compartilhe com ninguém;
  • não use a mesma senha para diferentes serviços;
  • evite senhas muito óbvias, como data de aniversários. Prefira uma combinação de letras, números e caracteres especiais;
  • sempre que possível, use a confirmação em duas etapas.

Quais as medidas de segurança para usar o PIX?

  • sempre que logar no internet banking para realizar um PIX, tenha certeza que está no endereço oficial da instituição, conferindo ainda o “https” no início do endereço e o símbolo de cadeado;
  • antes de finalizar uma transação, seja por QRCode, seja por chave-Pix convencional, confirme os dados de quem vai receber o dinheiro antes de finalizar o processo;
  • tenha cuidado com pedidos de dinheiro pelo Whatsapp, mesmo de pessoas conhecidas. Muitos fraudadores conseguem clonar o celular de outras pessoas.

Afinal, é seguro usar o aplicativo conta digital do seu banco?

De acordo com o presidente da FEBRABAN Isaac Sidney, Federação Brasileira de Bancos, “o setor bancário investe anualmente cerca de R$ 25 bilhões em tecnologia, sendo 10% deste valor em sistemas voltados para segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras. Esse dado, é claro, inclui os bancos digitais que se associaram a Federação nos últimos anos.

Mas, se de um lado, bancos tradicionais e digitais investem em ferramentas de segurança, os fraudadores também encontram novos caminhos para dar golpes.

Por isso, além de escolher uma conta bancária digital com mais soluções de proteção de dados, é preciso tomar especial cuidado na hora de fazer suas movimentações para garantir que seu dinheiro esteja em segurança, não é mesmo?

Recentemente publicamos um conteúdo dos principais e mais danosos golpes e fraudes financeiras. Além de valer a leitura, recomendamos a divulgação e, principalmente, o alerta de amigos e familiares mais fragilizados que tendem a ser o foco de tais criminosos.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.