Bancos

Aplicativo Itaú para Windows: Como usar o Itaú sem o Guardião

Flávio Mariano
Aplicativo Itaú para Windows: Como usar o Itaú sem o Guardião

Veja como usar o Itaú Unibanco online sem precisar instalar o Guardião 30Horas: Ao baixar o aplicativo Itaú, você pode abrir o site do banco de qualquer computador e fazer suas transações sem problemas.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Para acessar o internet banking do Itaú é necessário um programa chamado Guardião 30 horas. Este Guardião auxilia na segurança das transações feitos por navegadores da internet (Microsoft Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox) e pode ser uma dor de cabeça caso não seja possível instalá-lo.

Acontece que, a instalação do DiagnosticoItau.exe frequentemente é acompanhada de erros  que impossibilitam o usuário de usar o banco online.

Continua após a publicidade:

Mesmo após algumas tentativas de instalação, por exemplo, recebo a mensagem abaixo:

Ocorreu um erro durante o processo de instalação do Guardião.
Reinicie seu computador e execute o Diagnóstico Itaú novamente.
Caso o erro permaneça, acesse www.itau.com.br/guardiao

Itau Guardiao Internet Explorer, Chrome e Firefox
Links para o Internet Explorer, Chrome e Firefox

É frustrante ter este erro e a correção pode depender da instalação de outros aplicativos que estão na página www.itau.com.br/guardiao. Observe que existe uma caixa de diálogo com links para cada um dos navegadores disponíveis e, a partir destes links, a ferramenta de diagnóstico poderá funcionar.

Mas… isso pode não dar certo, então é preciso procurar alternativas uma vez que, sem o guardião, é impossível acessar ao banco. Além disso, se você tiver outra versão dos aplicativos que funcionam para outros bancos, pode haver incompatibilidade.

Aplicativo Itaú

Caso não consiga resolver esta pendência, o Itaú tem um aplicativo para Windows que permite o acesso a sua conta sem a necessidade do Guardião instalado. Trata-se de um programa do próprio banco disponível na área de trabalho e que funciona como um navegador em tela cheia, permitindo as mesmas transações que o internet banking. Foi concebido para ser a forma mais fácil e segura de se ter acesso ao banco tanto para pessoa física, quanto pessoa jurídica. O aplicativo Itaú também pode ser instalado em mais de um computador para usar a mesma conta.

Nesta mesma página, www.itau.com.br/guardiao, é possível ver a opção de instalar o Itaú em seu computador.

Itau no computador
Banner para instalação do aplicativo Itaú em seu computador

Veja como instalar

Acesse: www.itau.com.br/computador e clique em Baixe Grátis. Observe que, no Google Chrome, aparece um programa na barra inferior chamado aplicativoitau.msi. Clique nele e uma nova janela de instalação aparecerá como na imagem abaixo:

instalar aplicativoitau.msi
Clique em instalar o programa do Itaú ao clicar em aplicativoitau.msi

Após instalação do programa, um novo ícone aparecerá na sua área de trabalho. Basta clicar para abrir o internet banking a partir de seu computador e sem a necessidade do Guardião 30 Horas. A configuração do site é exatamente igual à versão de desktop.

É importante notar que este aplicativo é para computadores e não celulares. O aplicativo para celular tem funções e funcionalidades diferentes a qual falaremos em outras oportunidades.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

17 resposta em “Aplicativo Itaú para Windows: Como usar o Itaú sem o Guardião

  1. Flávio, boa noite!

    Tenho algumas dúvidas com relação a esse aplicativo pro Windows, ele é realmente seguro? Não consigo fazer a instalação o guardião no meu computador, acho que porque já tem o do BB instalado, e deve ter algum problema de compatibilidade. Procurei na net e não vi nenhuma reclamação desse aplicativo, você acha ele totalmente seguro?

    Desde já agradeço!!!

    1. David, também tive o mesmo problema com o Guardião do Itaú acreditando incompatibilidade com o Módulo de Segurança do Banco do Brasil (embora tenha entrado em contato com o Itaú e disseram que poderia ter acesso normalmente). Como o BB é minha conta principal, preferi não perdê-lo para usar o Itaú.
      A alternativa foi usar o Aplicativo Itaú que, na minha opinião, é até mais seguro que a navegação pelo browser. Seu navegador está muito mais vulnerável que um programa específico do banco.

      1. Pois é, minha conta principal também é no BB, vou fazer disso também, deixar o módulo do BB instalado e usar o aplicativo do Itáu, só falta liberar no app do celular, obrigado pelo esclarecimento.

    1. Laura, se está tendo problemas com o guardião, sugerimos utilizar o aplicativo Itaú conforme descrito na matéria.

  2. Amigo, eu acesso normalmente o site do itaú, sem guardião ou aplicativo. Mas tive que ir a agência cadastrar uma senha eletrônica, diferente da que uso no caixa. Também não sei se isso faz diferença, mas uso w10.

  3. Continua após a publicidade

  4. O problema em usar o aplicativo, Flávio, é que eu preciso do Guardião para fazer compras por débito em conta corrente online e os sites não acionam o aplicativo para que isto seja feito, abre-se uma janela por onde a transação não pode ser feita sem o guardião 30 horas. Eu coloco o guardião para instalar, ele conclui todo o processo mas quando eu tento entrar, o site do itaú diz que ele não está instalado. 🙁

    1. Verdade, Fabio, este é um problema.
      O Guardião pode entrar em conflito com outros programas de seu pc. Talvez o suporte do Itaú possa ajudar a orientar.

  5. O App Itau não instala a versao atual no win server 2012, mensagem informa “que o administrador do sistema definiu politicas que impedem a instalação” tenho a versão anterior instalada que não esta funcionando porque o próprio programa pede para atualizar.

    1. Mauricio, estas questões mais técnicas, só com a esquipe do Itaú mesmo.
      O Suporte técnico deles deve dar uma luz.

    1. Marcio, boa tarde.
      Nesta url o .msi aplica alguma atualização para o App do Itaú?
      No suporte do Itaú me falaram que ocorrem alguns problemas com alguns antivírus, dentre eles o que uso – BitDefender

  6. Continua após a publicidade

  7. Não consigo, em nenhuma hipotese, baixar o App do Itau empresas.
    Já contatei suporte do Banco, já desinstalei o antivirus avast, já desativei o windows defender e NADA.
    Alguem sabe como resolver isso no Windows 8.1???

  8. O Guardião é uma espécie de vírus. Mesmo após fechar o programa Itaú, (fechando o browser) o Guardião continua funcionando e enviando mensagem pela rede. E é impossível desisntalá-lo.

    1. É verdade Carlos. No meu notebook aparece uma telinha e abaixo está escrito que é impossível desinstalar o aplicativo Itaú antigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *