Quando vale a pena antecipar o pagamento da fatura do cartão? Como fazer?

Quando vale a pena antecipar o pagamento da fatura do cartão? O limite é restabelecido automaticamente? E como fazer a antecipação? Saiba as respostas para todas estas perguntas nesse artigo.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O cartão de crédito facilita as compras, já que permite que se pague por um produto comprado hoje, somente no próximo mês, e ainda permite o parcelamento da compra, dependendo do estabelecimento. Por esses motivos e também por questão de segurança, os cartões de crédito estão sendo cada dia mais usados.

E este assunto gera muitas dúvidas entre os usuários. Umas das principais dúvidas dos usuários de cartões de crédito é se vale a pena antecipar o pagamento da fatura e como fazer isso. Bom, vamos lá!

Continua após a publicidade

Antecipar o pagamento gera algum desconto?

Muitas pessoas compram produtos parcelados achando que não terão o valor total da compra no mês seguinte, mas para sua surpresa, sobra um dinheirinho e ela vê que poderia sim pagar toda a compra. Então vem a questão: será que se pagar as parcelas antecipadamente, terei algum desconto?

Infelizmente não! A maioria das operadoras não dão nenhum tipo de desconto quando se faz a antecipação do pagamento. Ou seja, financeiramente, você não terá nenhuma vantagem ao antecipar o pagamento. Existem algumas exceções como o Nubank que repassa algum valor para o usuário que antecipa as parcelas.

Se você está com dinheiro em mãos, pode ser melhor aplicar na poupança e continuar pagando as parcelas nas datas de vencimento, normalmente.

Então, quando vale a pena antecipar?

A maioria das pessoas que faz a antecipação de pagamento é porque precisa liberar o limite de crédito do cartão. Isso porque, se você fez uma compra que comprometa todo o seu limite, ficará sem poder de compra no cartão até que termine de pagar as parcelas. Mas se você paga o valor total da compra, o limite retorna.

Porém, se você precisa fazer uma compra, e tem o dinheiro em mãos, talvez seja melhor continuar pagando as parcelas normalmente, e comprar o outro produto à vista, tentando até negociar um desconto para pagamento em dinheiro.

Fazer a antecipação para usar o cartão para novas compras só vale a pena quando a próxima compra tiver algum tipo de desconto ou promoção especial para o uso do cartão, como as passagens aéreas por exemplo, que costumam dar esse tipo de desconto para quem usa cartão.

1_dinheiro
Sobrou um dinheiro no fim do mês: antecipar o pagamento da fatura ou guardar na poupança?

Como fazer a antecipação?

Se você deseja fazer a antecipação do pagamento da sua fatura, seja para ficar livre da dívida, ou para restabelecer o seu limite de crédito, saiba que o procedimento é bem fácil. Basta entrar em contato com a operadora do cartão e informar sobre o desejo de antecipar o pagamento. Esse contato pode ser feito pelo telefone, ou se preferir, você pode fazer a solicitação através do Internet Banking.

Fazendo o pedido através do atendimento telefônico, eles lhe enviarão um boleto com o valor total a ser pago. Este novo boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, caixa eletrônico ou pelo Internet Bankink. Porém, o valor da compra continuará nas suas próximas faturas, com o abatimento conforme o valor antecipado, ou seja, o limite de crédito não é liberado automaticamente.

Fazendo a solicitação pelo Internet Banking ou pelo aplicativo do seu celular, o limite já é liberado automaticamente, assim que o valor for compensado. Por isso, consulte o seu limite antes de fazer novas compras, para ter certeza de que já foi restabelecido.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. lillian s

    Olá, quero pagar o total da conta da minha fatura nesse mês de março. Como devo proceder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.