Antecipar décimo terceiro: entenda o que é e como funciona

Antecipar o décimo terceiro aparece como uma alternativa na hora do aperto financeiro. Mas será que é mesmo uma boa alternativa? Confira a seguir!

Julyana Andrade
Julyana Andrade

Se você está precisando de um empréstimo para resolver algum problema financeiro, uma das soluções pode ser antecipar o décimo terceiro por meio de alguma instituição financeira. Essa é uma modalidade que consiste em emprestar ao dinheiro do cliente, baseado no valor que ele tem a receber da empresa no final do ano, com acréscimo de juros.

Mas você sabe quais banco trabalham com esse modelo e como fazer para solicitar a antecipação? É o que vamos mostrar no conteúdo a seguir. Além disso, você vai conhecer as vantagens e desvantagens que essa solução tem a oferecer e se vale a pena contar com este serviço. Portanto, se quer ficar por dentro do assunto, continue lendo a matéria!

Continua após a publicidade

O que é a antecipação de décimo terceiro?

A antecipação do décimo terceiro é uma modalidade de empréstimo presente em diversos bancos do país, que tem como finalidade adiantar os valores que serão recebidos pelo cliente no final do ano, pela empresa que ele trabalha. Assim, você tem a chance de resolver alguns problemas financeiros inesperados e urgentes ou até mesmo investir em algo importante. 

O empréstimo pode ser feito em qualquer época do ano, desde que o cliente se enquadre dentro das normas estabelecidas por cada instituição financeira. Assim, o dinheiro é devolvido no momento em que você recebe seu décimo terceiro, com acréscimo de juros por parte do banco.

Continua após a publicidade

Quem pode antecipar décimo terceiro?

O adiantamento do décimo terceiro pode ser feito por qualquer pessoa que se enquadre em algumas condições pré-estabelecidas.

A principal delas é ser aposentado ou pensionista do INSS ou trabalhador de empresa pública ou privada (desde que seja de carteira assinada). Quanto às regras mais detalhadas, cada instituição tem a sua política, portanto, você deve consultar o seu banco para ficar por dentro de todos os detalhes.

Além disso, com o banco você também consegue informações sobre limite de valor para empréstimo, taxa de juros e prazo para que o dinheiro esteja disponível em sua conta.

Quem tem restrição pode antecipar décimo terceiro?

Isso vai depender da política de crédito de cada instituição. Por se tratar de um empréstimo com baixo risco — já que ele tem a garantia do recebimento do seu 13° salário no final do ano —, as possibilidades de ser aceito mesmo com o nome sob restrições são altas.

Continua após a publicidade

Porém, a melhor alternativa é buscar informações com o seu banco, para que você não corra o risco de passar por todo processo em vão.

Quais são as vantagens e desvantagens do adiantamento do décimo terceiro?

icon

Prós

As principais vantagens em antecipar o 13º, são: hances altas de aprovação, mesmo para negativados; valores de empréstimo flexíveis; liberação rápida, diretamente na sua conta e taxa de juros prefixadas na maioria das instituições.

icon

Contras

Quanto às desvantagens, temos: pagamento de juros — já que se encaixa na modalidade de empréstimo; débito descontado em parcela única, ou seja, você não poderá contar com esse dinheiro no final do ano, época em que os gastos costumam ser maiores.

Quais são as instituições financeiras que antecipam o décimo terceiro?

A antecipação do décimo terceiro é oferecida por diversas instituições financeiras no país. Alguns dos principais bancos que oferecem esse serviço, são:

Crefisa

logo

Antecipar décimo terceiro na Crefisa

Empréstimo pessoal com taxa de juros personalizada de acordo com a análise de crédito do cliente. Pode ser liberado em até dois dias úteis e o pagamento pode ser feito via boleto bancário.

Caixa Econômica Federal

Logo

Antecipar décimo terceiro na Caixa

Com um limite de crédito que vai de 500 a 20 mil reais e juros pré fixados. Para liberação, o cliente Caixa deve estar empregado há, no mínimo, 12 meses.

Continua após a publicidade

Banco do Brasil

Logomarca

Antecipar décimo terceiro no BB

Antecipa até 80% do valor do décimo terceiro, com limite máximo de 20 mil e liberação do dinheiro no ato da contratação. É necessário ter um limite de crédito para ser aprovado.

Bradesco

Bradesco

Antecipar décimo terceiro no Bradesco

Antecipa até 100% do 13º, com valor de crédito que pode ir de 200 a 50 mil reais. O banco não exige comprovação de uso do dinheiro.

Itaú

width=

Antecipar 13º no Itaú

A contratação pode ser feita pelo app, de maneira simples e rápida. As taxas de juros são reduzidas e o dinheiro é disponibilizado na hora;

Santander

santander

Antecipar 13º no Santander

Contratação sem burocracia e liberação de até 100% do valor do décimo terceiro.

Afinal, vale a pena antecipar o 13º salário?

Para decidir se vale ou não a pena antecipar décimo terceiro, é importante você avaliar a necessidade do uso desse tipo de empréstimo. Caso você precise de dinheiro rápido para resolver alguma emergência ou para quitar alguma dívida que tenha juros maiores que esse modelo, ele pode ser uma boa solução. 

Porém, você tem que ter em mente que não poderá contar com essa quantia no fim do ano, além da necessidade de pagar os juros que serão aplicados e isso pode fazer diferença em uma data em que os gastos tendem a ser maiores — festividades como Natal e Ano Novo, além de impostos no início do ano seguinte (IPVA, IPTU etc.).

Agora que você já conhece os prós e os contras em antecipar décimo terceiro, utilize as informações que apresentamos para decidir se vale ou não a pena contar com essa solução disponibilizada pelas instituições financeiras. Independentemente da decisão que tomar, é importante ter certeza que o problema será resolvido, para que você não passe por dores de cabeça no futuro.

Dúvidas frequentes sobre adiantamento do décimo terceiro

  1. A antecipação do 13º é segura e confiável?

    Sim. Essa modalidade de empréstimo é segura e confiável, desde que você tenha certeza que está fazendo a contratação em uma instituição séria e registrada no Banco Central. Antes de contratar, confira no site do Bacen e procure pelas avaliações da empresa no site Reclame Aqui.

  2. Existe cobrança de juros para antecipar décimo terceiro?

    Sim. As instituições aplicam juros para que você possa fazer a antecipação do 13º. Em algumas a taxa de juros é prefixada — como é o caso da Caixa. E em outras os valores podem variar de acordo com as condições de contratação.

  3. Como antecipar décimo terceiro salário?

    Alguns bancos oferecem a contratação por meio do aplicativo e internet banking, desde que o cliente já tenha um limite pré-aprovado. Se o seu não oferece essa opção, o ideal é se dirigir a uma agência e fazer a solicitação pessoalmente.

  4. Quanto do décimo terceiro pode ser antecipado?

    Isso vai depender da política de cada instituição. É permitido liberar até 100% do valor que você tem a receber no final do ano, porém, não são todas que adotam essa prática. O melhor caminho é entrar em contato com a empresa e se informar sobre os limites.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.