Celulares com Android antigo perderão acesso a vários sites em 2021

Os celulares com Android antigo (versões anteriores ao 7.1.1 “Nougat”) deverão perder acesso a vários […]

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado

Os celulares com Android antigo (versões anteriores ao 7.1.1 “Nougat”) deverão perder acesso a vários sites e componentes de Internet usados em aplicativos a partir de 11 de janeiro de 2021.

Isso ocorrerá devido ao fimm acordo entre as empresas de certificação de segurança IdenTrust e Let’s Encrypt. Dessa forma, o sistema operacional deixará de aceitar a certificação oferecida pela Let’s Encrypt.

Continua após a publicidade

Com isso, cerca de 30% de todos os sites da Web devem parar de funcionar nos aparelhos, devido à ausência de licenças fundamentais para o reconhecimento de sites como seguro.

Esse problema deverá afetar cerca de 33,8% de todos os dispositivos Android em atividade no mundo. Vale lembrar que as versões mais atuais não terão problemas.

As informações são do site Android Police e da própria Let’s Encrypt.

Por que decisão afeta celulares com Android antigo?

Quando a Let’s Encrypt foi fundada, em 2015, lançou seu certificado e fez uma parceria com a IdenTrust para que ele fosse reconhecido e adotado pelos sistemas operacionais.

Por isso, os sistemas que não reconheciam a certificação da Let’s Encrypt automaticamente eram validados por meio da certificação da IdenTrust. Essa parceria, entretanto, acabará em 2021.

É o caso dos celulares com Android antigo. As versões anteriores ao 7.1.1 “Nougat” nativamente não reconhecem a certificação Let’s Encrypt e usam a IdenTrust – diferente das mais recentes.

Apesar de o acordo entre as empresas só acabar em setembro de 2021, a Let’s Encrypt pretende mudar sua certificação de segurança; por isso, não utilizará mais o serviço da IdenTrust a partir de 11 de janeiro.

É possível resolver o problema?

A única forma de resolver o problema de forma definitiva é atualizando seu Android antigo para uma versão mais recente.

Entretanto, os usuários podem tentar instalar o navegador FireFox, que utiliza de certificações de segurança próprias. Embora seja uma opção, trata-se de uma solução temporária, já que demais aplicativos e outras funções eventualmente apresentarão problemas.

Quer continuar acompanhando todas as notícias sobre smartphones e tecnologia? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push. 

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “Celulares com Android antigo perderão acesso a vários sites em 2021

  1. Claudio Gomes

    Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
    correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
    facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.