Tudo sobre a Âncora Consórcios: avalie a opção!

 

Quando falamos sobre gestão financeira, alguns produtos de crédito e investimentos funcionam melhor para algumas pessoas do que para outras.

A compra programada é um exemplo clássico disso, e, os clientes da Âncora Consórcios estão aí para comprovar essa verdade.

Continua após a publicidade:

Ou seja, enquanto para algumas pessoas o financiamento bancário é a linha de crédito mais acertada, para outros, o consórcio traz mais vantagens.

Mas, como saber se esse é o seu caso e, principalmente, se a Âncora Consórcios é a empresa ideal para resolver suas demandas? Veja mais neste post e descubra.

Continua após a publicidade

O que é a Âncora Consórcios?

A Âncora Consórcios é uma empresa administradora de consórcios criada a mais de 30 anos no interior de São Paulo. Com atuação em todo território nacional, oferece consórcios de imóveis, automóveis, motocicletas e serviços de sua rede de parceiras.

Para adquirir um consórcio da Âncora, é preciso fazer contato direto com um de seus representantes, seja nas lojas físicas, seja por telefone. Ao contrário de outras empresas, não é possível simular grupos no site, por exemplo.

Para conferir as principais informações sobre a empresa, este é o site. Lá, estão indicados os canais de atendimento para fazer a contratação.

Quais modalidades de consórcios a Âncora Consórcios oferece?

A Âncora Consórcios é administradora oficial dos seguintes consórcios:

  • Consórcio Kawasaki;
  • Consórcio Ourostar;
  • NOMA Consórcio Nacional;
  • Consórcio Nacional Loja do Mecânico;
  • Meu Patrimônio Imobiliário.

Dentro desses consórcios, é possível ingressar em grupos para compra programada de automóvel, motocicleta, imóveis e serviços com diferentes valores e condições.

Continua após a publicidade

Mas, como eles funcionam, afinal de contas?

Como funciona o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra em que o interessado se une a um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que tenham o mesmo propósito de aquisição, ou seja, um automóvel, casa, contratação de serviço etc.

Com base nessas características é montado um grupo onde todos irão, periodicamente, pagar uma quantia que formará o fundo do consórcio.

Esse montante garantirá que todos ajudem uns aos outros a comprar o bem ou serviço que desejam, e, para estabelecer a ordem como isso acontecerá, um sorteio é feito a cada assembléia do grupo.

Como é o agrupamento de pessoas com o mesmo interesse, não existe uma relação comercial que justifique a cobrança de juros remuneratório nas parcelas, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Dessa forma, os consórcios não cobram taxa de juros. Porém, para cobrir os custos burocráticos e operacionais da gestão do consórcio, as administradoras cobram a taxa de administração.

O que é preciso saber antes de contratar um consórcio?

A ideia de não pagar juros sempre deixa os potenciais compradores animados.

Nesse sentido, algumas taxas de administração são tão altas que o fluxo de parcelas do consórcio fica próximo ao do financiamento de algumas linhas de crédito.

Ou seja, é muito importante comparar as opções que você tem disponíveis.

Além dessa informação, porém, existem outras questões que valem a pena serem compreendidas.

Sobre contratação e gestão do pagamento do consórcio

  • é possível adquirir uma cota de consórcio mesmo negativado, porém, para utilizá-la, é necessário regularizar o CPF;
  • o valor das parcelas de um consórcio não alteram conforme o progresso dos pagamentos, porém, pode ter seu valor corrigido anualmente para que a carta de crédito não perca sua capacidade de compra se comparada a inflação do período;
  • no caso de antecipação de parcelas, elas terão o mesmo valor se pagas no futuro, afinal de contas, não cobram taxa de juros;

Sobre lances e contemplação:

  • alguns consórcios permitem fazer o lance para antecipação da contemplação que, basicamente consiste no pagamento adiantado de algumas parcelas. Se a oferta do consorciado é a maior, ele ganha o dinheiro de usar a carta de crédito naquele ciclo;
  • alguns consórcios permitem fazer lance embutido que consiste no uso de parte da carta de crédito para fazer o lance;
  • o consorciado recebe uma carta de crédito que as lojas e prestadores de serviço entendem como um pagamento à vista, ou seja, é uma ótima ferramenta para fazer negociações;
  • o valor da carta de crédito é repassada diretamente para a loja ou prestador de serviço, não havendo depósito do valor na conta corrente do cliente;

Sobre cancelamento e transferências de consórcios:

  • se o consorciado desistir o consórcio, pode solicitar o cancelamento de sua cota. Nesses casos, seu número de cota deixa de ser considerado para os próximos sorteios, assim como a cobrança da parcela mensal é suspensa;
  • o valor pago pelo consorciado pode ser devolvido no final do prazo do consórcio ou por meio de sorteio entre as cotas canceladas, depende do contrato;
  • o consorciado também pode vender sua cota ou carta de crédito para outra pessoa, fazendo para isso, uma transferência de titularidade.

De tudo, porém, a informação mais importante que precisa ser entendida pelos participantes é que o consórcio é um modelo de compra antecipada, ou seja, eles começam a pagar pelo bem que desejam adquirir antes.

Se existe a necessidade de trocar de carro ou comprar um imóvel no curto prazo, outras opções de crédito podem ser mais interessantes, como é o caso do próprio financiamento.

Continua após a publicidade

A Âncora Consórcios é confiável?

Essa é uma pergunta fundamental para a realização de novos compromissos financeiros, afinal de contas, você colocará seu dinheiro e espera receber o retorno dele, seja na forma de produto, seja na forma de serviço, certo?

Nesse sentido, a Âncora Consórcios é uma empresa que representa e comercializa somente consórcios autorizados pelo Banco Central.

Mas, ainda assim, é válido fazer pesquisas com outros consorciados, clientes e entender se eles estão satisfeitos com o consórcio adquirido.

Uma boa dica é pesquisar pelo nome da empresa em sites como o Reclame Aqui, analisando o número de reclamações, como os representantes do negócio reagiram etc. Se estiver o quadro geral por positivo, é mais um sinal verde para sua decisão.

Se a Âncora Consórcios é a opção ideal para você, siga em frente. Mas, se ainda está na dúvida sobre outras opções, continue estudando e investigando as soluções que o mercado oferece.

Você pode fazer isso assinando a newsletter do iDinheiro, afinal de contas, enviamos uma seleção de conteúdos sobre o que é importante para a sua saúde financeira. Então, faça parte!

Publicidade