Allugator Invest: como funciona o investimento em eletrônicos

A plataforma oferece um título CCB em troca do investimento no aluguel de eletrônicos.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes
logo da allugator invest

Allugator Invest

Se você está procurando aplicações diferenciadas para diversificar sua carteira, o Allugator Invest pode ser uma opção interessante.

A iniciativa é o segundo principal segmento da startup de assinatura de eletrônicos, com o objetivo de expandir o seu catálogo de produtos. Como retorno, a empresa oferece um investimento inovador, com taxas atrativas e índices positivos que estão atraindo mais colaboradores para o projeto.

Continua após a publicidade

Assim, se você se interessa pelo segmento de tecnologia e busca produtos variados para a sua carteira de investimentos, confira nosso guia sobre o Allugator Invest, e saiba quais as vantagens de se tornar parte dessa sociedade.

O que é o Allugator? 

O Allugator é uma plataforma brasileira que oferece serviços de aluguel de aparelhos eletrônicos, como smartphones e laptops.

Continua após a publicidade

logo da empresa allugator

A startup surgiu em 2016, começando como um site onde os usuários interagiam de forma independente, oferecendo suas ferramentas para alugar. No entanto, a iniciativa mudou para o foco no aluguel de eletrônicos em 2019, tornando-se o serviço principal da empresa desde então.

Com a Allugator, o usuário pode realizar o aluguel de diferentes aparelhos populares e modernos por períodos trimestrais, semestrais ou anuais, além de contar com outros serviços adicionais, como seguro e assistência.

como funciona o allugator
Fonte: Allugator

Atualmente, de acordo com a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, estima-se que a plataforma possua 2 mil clientes ativos, e uma fila de espera de mais de 100 mil usuários.

Além do negócio de aluguel de eletrônicos, o Allugator também lançou um segundo projeto, o Allugator Invest, uma campanha que busca atrair novos investidores para ampliar o catálogo de equipamentos da empresa.

Continua após a publicidade

Como funciona o investimento no Allugator Invest? 

A princípio, o Allugator realiza a compra de eletrônicos em lotes, diretamente com o fabricante, de modo que consigam reduzir o valor unitário do produto.

Com isso, a plataforma disponibiliza os novos equipamentos para aluguel pelo período selecionado. Posteriormente, é possível realizar a revenda do produto semi-novo por um preço superior ao do mercado.

No entanto, embora a iniciativa apresente resultados positivos desde o início, a demanda de usuários cresceu consideravelmente, de modo que o número de eletrônicos disponíveis deixou de ser suficiente. Afinal, o aluguel pode se estender por até um ano, impedindo que outras pessoas façam negócio também.

De acordo com o site da empresa, a fila de espera do Allugator chega a mais de 400 mil usuários. Dessa forma, a startup buscou maneiras de ampliar seu estoque, e lançou o Allugator Invest, uma alternativa de financiamento com capital externo.

Continua após a publicidade

O investidor realiza a aplicação do aporte inicial e acompanha as variações pelo prazo determinado, até que possa resgatar seu investimento com um rendimento que pode chegar a 14% ao ano.

A plataforma oferece diversas garantias, além de contar com benefícios interessantes para quem busca diversificar a carteira com uma aplicação estável. Atualmente, o título emitido ao investidor pela Allugator Invest é uma Cédula de Crédito Bancário (CCB).

O que é CCB?

A Cédula de Crédito Bancário, ou CCB, é um título de crédito que certifica e formaliza um empréstimo de recursos, feito em um banco ou outra instituição financeira, além de assegurar o devido pagamento.

Na prática, uma CCB funciona de forma semelhante a uma nota promissória, atestando que o negócio foi feito e a empresa irá realizar o retorno do débito no futuro, com os devidos juros. Entretanto, existem duas características principais que diferem a CCB de outros contratos financeiros.

Continua após a publicidade

A primeira é que o título pode ser transferido para outro credor, desde que o credor original concorde com isso. Dessa forma, não é necessário que o novo titular seja uma entidade financeira.

E a segunda principal característica deste título é a possibilidade de ser emitido fora do Brasil, em acordos internacionais, o que o torna ainda mais flexível.

Além disso, a CCB autoriza a cobrança extrajudicial. Ou seja, em caso de inadimplência, o titular pode cobrar o devedor sem precisar abrir um processo judicial. Dessa forma, a cédula de crédito bancário é interessante para os investidores do Allugator Invest, que contam com uma garantia a mais sobre sua aplicação.

O Allugator Invest é confiável? 

Algumas pessoas podem ter receio de realizar um investimento no Allugator Invest, por se tratar de uma aplicação diferenciada e relativamente nova. Por isso, é importante destacar alguns pontos que aumentam a confiabilidade dessa plataforma.

Continua após a publicidade

A princípio, o CCB é um título de renda fixa regulado pelo Banco Central, com todas as devidas certificações que o tornam legítimo e autêntico.

Enquanto isso, o Allugator Invest também conta com vários nomes populares em seu grupo de investidores, como sócios da 99, da empresa Maxmilhas e da Sambatech, por exemplo.

aspectos que provam que o allugator invest é seguro e confiável
Fonte: Allugator Invest

Ainda, também é possível conferir a reputação da startup em plataformas de avaliação, como o Reclame Aqui. Atualmente, o Allugator conta com nota 6.9, considerada regular, além de outros índices, como:

  • 100% de reclamações respondidas;
  • 73,7% de soluções encontradas;
  • 47,4% dos clientes voltariam a fazer negócio no futuro.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante ressaltar que a página da empresa no Reclame Aqui é pouco movimentada, com apenas 60 reclamações, o que leva a um número pequeno de avaliações.

Assim, é possível concluir que o Allugator é uma empresa comprometida e com serviços autênticos.

Quais as vantagens de investir no Allugator Invest? 

Agora, se você está considerando investir no Allugator Invest, mas não sabe qual o retorno que a plataforma oferece, vale a pena conhecer as vantagens dessa iniciativa. Confira algumas das principais a seguir:

Retorno acima da média no curto prazo

Um dos grandes atrativos do Allugator Invest é seu retorno considerável em um curto prazo. Os rendimentos podem chegar a 12% ao ano, uma taxa relativamente alta, enquanto o período de aplicação é de a partir de 18 meses.

Nesse caso, trata-se de um investimento estável de curto prazo e com potencial retorno, características que não costumam compor um mesmo ativo.

Continua após a publicidade

Em resumo, o investidor não precisará esperar anos para reaver seu capital, enquanto a taxa anual é superior a diversos outros produtos financeiros. Nos CDBs, por exemplo, uma taxa semelhante exige que o investidor aguarde cerca de 8 ou 10 anos para resgatar o dinheiro.

Diferentes modelos de investimento

Além disso, o investidor poderá escolher entre três modelos de investimento, a partir das suas preferências e do que melhor se enquadra nas suas necessidades:

  1. modelo Price: envia os juros com parte do valor investido. Nesse caso, a taxa do mês seguinte incide apenas sobre o saldo residual do contrato;
  2. modelo Simples: retorna os juros da aplicação mensalmente para a conta do titular. Dessa forma, é possível receber uma parte dos rendimentos a cada mês;
  3. modelo Bullet: oferece o resgate de todo o pagamento de uma vez só, ao final do prazo de aplicação.

Assim, é possível ter mais rendimentos acumulados e reaver todo o aporte ao final dos 18 meses. Cada modelo possui seus pontos fortes, e a possibilidade de escolha é uma vantagem do Allugator Invest.

Não há histórico de inadimplência

Continua após a publicidade

Outro fator positivo sobre a plataforma é que não existe histórico de inadimplência por parte da empresa. Segundo o Allugator, desde o início do projeto, nenhum investidor deixou de receber suas parcelas, mesmo que a iniciativa conte com milhões de reais aplicados e centenas de colaboradores.

Também não existem reclamações abertas sobre esse assunto, o que aumenta a confiabilidade na plataforma e nos produtos.

Quais as desvantagens de investir no Allugator? 

Por outro lado, para conhecer o Allugator Invest de forma integral, é importante se atentar para alguns de seus pontos negativos. Confira as principais desvantagens que esse serviço pode apresentar:

Valor mínimo de investimento no Allugator Invest é alto

O valor mínimo de investimento na plataforma é de R$20 mil, um aporte consideravelmente alto. Dessa forma, nem todos os investidores interessados podem aplicar capital no momento que desejarem, por se tratar de um valor menos acessível do que outros ativos de renda fixa, por exemplo.

Enquanto isso, o valor máximo de investimento individual é de R$1 milhão, uma margem considerável para colaboradores com maior renda.

Continua após a publicidade

Sem garantia do FGC

O Fundo Garantidor de Crédito, ou FGC, é uma associação jurídica que administra mecanismos de proteção aos investidores. Ele permite a recuperação de parte dos depósitos ou créditos aplicados em uma instituição no caso de falência ou liquidação.

Essa garantia incide sobre grande parte dos títulos de renda fixa, mas não oferece garantia para a CCB do Allugator Invest.

Apesar da empresa garantir o retorno do investimento mesmo no caso de falência, a ausência da atuação do FGC pode ser uma desvantagem para algumas pessoas.

Perguntas frequentes sobre a Allugator Invest 

Por fim, para avaliar a plataforma de maneira completa, confira algumas das perguntas frequentes sobre o Allugator Invest.

Continua após a publicidade

1. Qual o prazo de investimento?

O prazo de investimento na plataforma pode mudar de acordo com o lote disponível e outras aplicações feitas no mesmo produto.

Por exemplo, mais de um colaborador pode escolher investir em um modelo de iPhone, o que faz com que a compra aconteça mais rapidamente, encurtando o período de retorno.

Enquanto isso, se o investimento for feito em um equipamento com menos aportes, pode ser que o prazo se estenda. No entanto, o período mínimo é sempre de 18 meses.

2. No Allugator Invest existe a cobrança de tributação sobre o investimento?

No mercado de investimentos, é comum que exista a cobrança de alguns tributos sobre o valor da aplicação e dos rendimentos.

Continua após a publicidade

Entretanto, no caso do Allugator Invest, a única incidência é do Imposto de Renda de forma regressiva, como na maioria dos ativos de renda fixa.

3. Como ocorre o retorno do investimento no Allugator Invest?

Depois de realizar a aplicação, o investidor do Allugator Invest pode optar por três modelos diferentes, que influenciam no retorno do capital.

Caso o titular opte pelo modelo simples ou pelo modelo Price, o retorno ocorrerá mensalmente, revertendo juros simples ou parte do investimento a cada parcela. Enquanto isso, o modelo Bullet possibilita que o investidor receba todo o valor ao final do contrato, com as devidas correções e acréscimos de juros.

Assim, existe a possibilidade de escolha do modelo que melhor atende às necessidades do titular. No entanto, vale ressaltar que não é possível alterar o contrato depois de assinado, de modo que é importante verificar todos os pontos de cada modelo antes de fechar negócio.

Continua após a publicidade

4. Existe alguma plataforma para acompanhar o investimento?

Sim, o Allugator Invest disponibiliza uma plataforma com dashboard exclusivo para que o investidor possa acompanhar sua aplicação. Todos os detalhes são atualizados diretamente pelo portal, de modo que seja possível visualizar não apenas o valor total, como também os rendimentos e os juros.

5. Quais os canais de atendimento do Allugator Invest?

Por fim, para tirar dúvidas sobre a plataforma, sobre o investimento ou sobre os produtos, além de outras orientações, o Allugator disponibiliza formulários de contato em seu site. Dessa forma, o investidor poderá conversar diretamente com um consultor da empresa, para tirar todas as dúvidas sobre sua aplicação e sobre o serviço.

Além disso, a startup também responde clientes e colaboradores pelas redes sociais Facebook e Instagram. Para solicitar atendimento, basta enviar uma mensagem em um dos perfis oficiais.

Vale a pena investir com o Allugator?

O mercado de aluguel de eletrônicos e outros bens está se tornando cada vez mais popular, e o crescimento do Allugator comprova essa realidade. A empresa se tornou uma das maiores da América Latina no ramo em apenas alguns anos, e já conta com milhares de contratos e milhões de reais em investimentos externos.

Continua após a publicidade

Isso porque, além da atuação em um mercado com grande potencial no Brasil, a empresa também oferece diversos benefícios para colaboradores interessados.

Dessa forma, além de angariar financiamentos para expandir seu negócio e aumentar seu estoque de eletrônicos, a empresa também oferece uma aplicação atrativa para investidores.

A taxa de rendimento é consideravelmente alta, com um curto prazo e histórico positivo. Assim, se você busca produtos diferenciados para investir e se interessa por tecnologia, o Allugator Invest pode ser uma opção interessante.

Por isso, vale a pena considerar essa alternativa e conhecer mais sobre o serviço, pois ele pode ser ideal para o seu perfil, além de oferecer um retorno vantajoso e diversificar a sua carteira com estabilidade e segurança.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. pedro

    muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.