Será que o AliExpress é confiável? Confira a nossa análise sobre o tema!

Confira formas de saber se o AliExpress é confiável antes de fazer uma compra, e saiba como ter uma boa experiência na plataforma!

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Será que o AliExpress é confiável? Confira a nossa análise sobre o tema!

Muitos se perguntam se o AliExpress é confiável. Afinal, ele se tornou um dos sites internacionais de e-commerce mais populares da internet.

No entanto, é importante se atentar para alguns pontos antes de realizar uma compra no site, para garantir uma experiência positiva e evitar problemas.

Continua após a publicidade

Sendo assim, existem alguns elementos fundamentais que não podem faltar nessa avaliação, além de dicas para negociar com mais segurança.

Pensando nisso, o iDinheiro preparou um conteúdo especial para te ajudar a definir se o AliExpress é confiável, e como ter mais confiança na hora de comprar produtos de fora.

Continua após a publicidade

Vamos lá?

O que é o AliExpress?

O AliExpress é um serviço de varejo online, fundado em 2010 pelo Grupo Alibaba, com base na cidade de Hangzhou, na China.

Seu idealizador, Jack Ma, tornou-se a pessoa mais rica do país, com uma fortuna avaliada em U$65 bilhões, segundo a Forbes.

Isso porque seu projeto teve sucesso não apenas na China, mas em todo o mundo, se tornando popular na internet por conta de seus produtos com preços acessíveis e variedade no catálogo.

Além de ter se tornado um dos principais nomes do e-commerce online, o AliExpress também possui grande influência no mercado físico varejista.

Continua após a publicidade

De acordo com o portal El País, a inauguração da primeira loja física na Europa teve uma fila de 48 horas, com mais de 2 mil pessoas.

Estima-se que a loja seja responsável pela venda de 60% dos produtos na China, com mais de 250 milhões de compradores locais.

Além disso, também foi o site mais popular de compras online em todo o mundo no ano de 2019, superando marcas tradicionais como Nike e Amazon.

Ainda, a empresa conta com um grande número de vendas no Brasil, embora algumas pessoas ainda tenham dúvidas se o AliExpress é confiável.

Continua após a publicidade

Quais produtos são vendidos?

Conhecido como o “Mercado Livre chinês”, o AliExpress atua no grande varejo, oferecendo uma ampla gama de produtos. Algumas das principais categorias incluem:

  • moda;
  • aparelhos eletrônicos;
  • acessórios;
  • produtos para casa;
  • brinquedos;
  • saúde, beleza e cabelo;
  • ferramentas de construção;
  • joias e relógios.

Vale a pena ressaltar o crescimento na venda de smartphones e acessórios eletrônicos, como smartwatches e fones de ouvido, nos últimos anos.

Em 2019, a plataforma registrou mais de 6 mil celulares e 25 mil fones de ouvido sem fio no Brasil em apenas uma semana, de acordo com o jornal Estadão.

Roupas e itens de decoração também integram a lista de produtos mais populares do site.

Continua após a publicidade

De onde são enviados os produtos? 

A empresa possui base na China, de modo que as fabricações e exportações dos produtos disponibilizados se concentram nesse país.

Isso pode fazer com que muitas pessoas duvidem se o AliExpress é confiável.

No entanto, a plataforma possui atuação em diversos países ao redor do mundo, com lojas físicas inclusive no Brasil, inaugurada em 2019.

Dessa forma, diversos produtos podem ser enviados para essas bases físicas e revendidos de maneira presencial, a partir do estoque e depósitos disponíveis.

Além disso, o AliExpress também conta com transportadoras parceiras, especialmente na Espanha, na Rússia e nos Estados Unidos, alguns de seus maiores consumidores.

Continua após a publicidade

Em resumo, os produtos podem sair da China ou de outras localidades que possuam uma base da empresa.

Como funcionam os prazos de entrega?

Apesar da popularidade, os prazos de entrega são um fator que influenciam na hora de decidir se a AliExpress é confiável.

Isso porque compras internacionais costumam demorar mais do que envios feitos dentro do país, além de passarem por diferentes países e etapas de transporte.

Continua após a publicidade

Assim, não é incomum casos onde os produtos sofrem extravio, retenção na alfândega ou demorem para chegar.

No entanto, essas situações são exceções. De forma geral, o AliExpress apresenta um sistema de entrega regular, com diferentes prazos, de acordo com a transportadora escolhida.

Em seu site, a tabulação do prazo de entrega segue a seguinte determinação de envios:

  • comuns: de 20 a 90 dias;
  • registrados: de 20 a 45 dias;
  • transportadoras específicas: 10 a 20 dias;
  • AliExpress Premium Shipping: até 20 dias.

Em alguns casos, como compra de aparelhos de ring lights e utensílios domésticos, o prazo de entrega para o Brasil pode ser de até 15 dias, mesmo que o prazo divulgado seja maior.

É claro, quanto menor o prazo de entrega, maiores os valores de frete, além de aumentar as chances de retenção no centro de distribuição para taxação de impostos.

Continua após a publicidade

Além disso, o tempo de chegada da mercadoria também pode depender de fatores externos, como:

  • época do ano;
  • vendedores com armazéns em outros países;
  • transportadora filiada.

Por exemplo, compras feitas próximas à datas comemorativas, como Natal, podem ter um atraso na entrega por conta do volume de encomendas.

Enquanto isso, vendedores que possuem lojas em outros países podem enviar os produtos dessas bases, diminuindo o tempo hábil.

Continua após a publicidade

No entanto, especialmente no Brasil, é preciso se atentar para a disponibilidade dos vendedores e das transportadoras, já que nem todos fazem entregas para o país.  

Por isso, é importante analisar diferentes elementos de entrega para escolher a melhor alternativa na hora de comprar.

Tempo de processamento e seguro de proteção

O site oficial da AliExpress fornece um detalhamento do tempo de processamento de cada etapa até o envio da mercadoria.

Oficialmente, a plataforma indica que o produto pode levar até 60 dias para ser enviado através de transporte padrão. 

Esse período também pode sofrer adiamento no caso de algum dos seguintes eventos:

  • alterações climáticas;
  • férias;
  • verificação de segurança em aeroportos.

Enquanto isso, o seguro de proteção possui um prazo de 90 dias. Dessa forma, o cliente pode solicitar reembolso ou suporte da empresa em caso de extravio ou danos.

Continua após a publicidade

No entanto, esse prazo continua valendo em casos de inspeção alfandegária, que pode prolongar o tempo de entrega.

Aliexpress é confiável em relação à taxas? É possível ter cobranças na alfândega?

A retenção de mercadorias na alfândega e taxas de importação podem ser responsáveis pelo atraso na entrega das encomendas e desincentivar as compras em sites internacionais, como o AliExpress.

A princípio, todos os produtos vindos de fora do Brasil estão sujeitos à inspeção e cobrança, independentemente de fatores como categoria ou valor.

Em tese, o Decreto-Lei n° 1804/80 define que não devem existir cobranças de taxas de importação sobre produtos de até $100 dólares, desde que sejam destinados a pessoas físicas.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a alfândega deve analisar a nota fiscal que acompanha a mercadoria e avaliar essas condições em cada produto.

Entretanto, na prática, a Receita Federal pode realizar a taxação de qualquer encomenda de até R$3 mil. 

Assim, existe a aplicação do chamado imposto simplificado, que cobra 60% do valor da mercadoria.

Por conta do grande volume de recebimentos internacionais diários, os órgãos de fiscalização alfandegária não vistoriam todos os produtos.

Continua após a publicidade

Assim, existem algumas mercadorias mais suscetíveis à retenção e cobrança de impostos, especialmente compras de alto valor, como produtos eletrônicos.

Como evitar a cobrança?

É importante lembrar que todas as encomendas internacionais estão sujeitas a encargos de importação.

No entanto, existem algumas dicas para tentar evitar essas cobranças. Confira as principais recomendações para diminuir as chances de taxação na alfândega:

1. Evite fazer compras de alto valor

O AliExpress oferece uma série de produtos variados, de todos os tamanhos, categorias e também valores.

No entanto, produtos de maior importância costumam ter mais chances de cobranças na alfândega, e não apenas taxas de importação, mas também alíquotas e outros encargos.

Continua após a publicidade

Alguns dos produtos com maiores chances de cobrança são:

  • eletrônicos: celulares e videogames;
  • vestuário: principalmente roupas de marca e maior porte, como jaquetas e casacos de pele;
  • higiene e beleza: perfumes importados;

Portanto, se você está planejando adquirir alguma dessas mercadorias, ou um produto de maior valor, pode ser melhor se preparar para pagar a taxação.

Enquanto isso, compras de menor porte costumam não chamar a atenção da alfândega, tendo maiores chances de prosseguir com a entrega sem nenhum tipo de imposto.

2. Procure fazer encomendas com pouco volume

Outro truque para tentar evitar as cobranças de importação é optar por encomendas com o menor volume possível.

Isso porque grandes mercadorias costumam chamar mais a atenção e, consequentemente, têm mais chance de retenção.

Continua após a publicidade

Assim, se for possível, procure realizar compras fracionadas, de modo que as caixas ou encomendas sejam embaladas com pouco volume.

Alguns dos produtos mais populares do AliExpress são acessórios e itens pequenos, que provavelmente não irão chamar a atenção na alfândega.

No entanto, se estiver planejando uma grande compra, considere a possibilidade de dividir os pedidos, ou optar por alternativas de menor volume.

3. Escolha o frete mais barato e demorado

Um prazo de entrega demorado pode ser um dos motivos que levam as pessoas a duvidar se o AliExpress é confiável, mas essa opção pode ser a mais indicada na hora de evitar cobranças.

Continua após a publicidade

Portanto, se tiver a opção, opte pelo frete mais barato e demorado.

Isso porque a mercadoria tem postagem classificada como comum, com menores chances de chamar a atenção.

Enquanto isso, encomendas registradas ou marcadas como prioridade quase sempre são retidas para taxação.

Assim, considere o custo-benefício de solicitar uma entrega mais rápida, porém com mais chances de cobranças de encargos.

Além disso, apesar do prazo estendido, muitos usuários na internet relatam que seus pedidos chegaram de forma íntegra, dentro do período de 60 dias estipulado no site.

Vale a pena destacar que essas dicas são apenas formas de diminuir as chances de pagar taxas adicionais pelas suas encomendas internacionais.

No entanto, elas não isentam as mercadorias do exterior de passar por essa avaliação alfandegária

Sendo assim, é importante estar preparado para quitar o valor e dar prosseguimento ao envio do seu produto.

Como saber se um vendedor do AliExpress é confiável?

Ao contrário de outras plataformas internacionais, especialmente da China, o AliExpress não é uma empresa que fabrica e comercializa os próprios produtos.

Na verdade, o site atua como um facilitador do contato entre vendedores chineses e compradores online.

Assim, a empresa não se responsabiliza pelas mercadorias ou transportadoras, mas sim pela mediação entre esses comércios independentes.

Dessa forma, é importante verificar a avaliação individual de cada perfil antes de fechar uma compra. Para isso, existem alguns elementos que o usuário pode se atentar.

Confira os principais a partir de agora:

1. Avaliações do vendedor

A navegação do AliExpress permite que o usuário procure pelo produto desejado e tenha acesso à várias opções, de vendedores diferentes.

Em cada anúncio, é possível visualizar um número de avaliações em estrelas, de 0 a 5. Essas notas são dadas pelos próprios usuários, tanto para o produto, quanto para o vendedor.

Dessa forma, o consumidor pode verificar quantas recomendações aquele perfil tem, e confirmar a confiabilidade da compra antes de finalizar.

Inclusive, no sistema de busca da plataforma, é possível selecionar o filtro de 4 estrelas ou mais.

Assim, os sistema irá retornar apenas mercadorias com aquele número de avaliações.

Isso não apenas aumenta a segurança do negócio, como também ajuda os usuários a terem certeza de que o AliExpress é confiável.

2. Detalhes da loja

Ao selecionar um produto para a compra, o usuário pode acessar os detalhes do perfil que está oferecendo a mercadoria, no caso, a loja que vende através do AliExpress.

Nessa seção, existe a possibilidade de conferir mais detalhes sobre o usuário, como:

  • quando a loja foi criada, ou seja, tempo de serviço dentro do site;
  • quantas vendas já realizou;
  • número de avaliações;
  • feedbacks positivos;
  • dados em forma de porcentagem.

Com isso, o cliente poderá confirmar a legitimidade da loja, e se é seguro prosseguir com a compra do produto naquele perfil.

Quanto mais compras e mais avaliações favoráveis, maiores as chances do perfil ser verídico e da experiência de compra ser positiva.

3. Reviews de outros usuários

Além de avaliações em estrelas, os usuários também podem deixar reviews escritos, bem como suas impressões da compra e imagens do produto depois de entregue.

Essa é uma ferramenta bastante útil para ajudar o consumidor a definir se o AliExpress é confiável, bem como determinado vendedor da plataforma.

Como o site é internacional e visitado por clientes de todas as partes do mundo, muitas das avaliações foram escritas em língua estrangeira.

No entanto, é possível acessar os comentários junto de um tradutor instantâneo, e conferir a experiência de outros usuários com aquele perfil.

Além disso, o consumidor também poderá verificar como o produto é, além de confirmar medidas e outros detalhes antes de comprar.

4. Número de vendas

Além de ser possível conferir quantas vendas gerais o vendedor já fez, o usuário também pode verificar essa informação em cada item.

Apesar de todas as garantias, o AliExpress é uma plataforma de vendedores independentes, e pode acontecer de existir perfis de pouca confiabilidade.

Por isso, é fundamental conferir quantas vezes aquele determinado produto foi vendido, além das avaliações que ele recebeu.

Se a mercadoria tiver um número muito baixo de vendas, ou mesmo nenhuma, fique atento. Talvez valha a pena procurar o mesmo produto em outro perfil.

Dessa forma, diminui-se a chance de fraude ou compras falsificadas.

AliExpress é Confiável? Qual é a reputação da empresa no Reclame Aqui?

Um dos principais fatores que influenciam os usuários na hora de determinar se o AliExpress é confiável são as notas em plataformas de avaliação.

Especialmente na plataforma Reclame Aqui, um dos sites oficiais de análise de empresas no Brasil.

Por isso, muitos buscam saber a pontuação média do site chinês nessa ferramenta.

No entanto, o AliExpress não possui nenhuma atividade no Reclame Aqui.

Ele não respondeu nenhuma das reclamações abertas desde que a empresa foi cadastrada no sistema, há 7 anos.

Dessa forma, também não conta com índices de solução ou clientes que voltariam a fazer negócio.

São mais de 4000 reclamações feitas pelos usuários, sem nenhum tipo de resposta.

Isso pode ter acontecido pelo fato da empresa ser estrangeira, e não apresentar nenhuma equipe de marketing no Brasil, como é o caso de outras plataformas semelhantes.

Assim, não é possível consultar as avaliações dos consumidores nessas plataformas para determinar a confiabilidade da empresa.

O AliExpress é confiável? Como se certificar disso?

Apesar da falta de atividade no Reclame Aqui, existem diversos fatores que podem indicar que o AliExpress é confiável e seguro de se comprar.

A começar pela garantia que eles oferecem ao produto, além de suporte e possibilidade de reembolso em caso de insatisfação.

Também contam com diversas transportadoras parceiras, oferecendo mais de uma opção de frete para compradores internacionais.

De forma geral, as avaliações na internet são positivas, mesmo com um prazo de entrega mais demorado.

No entanto, usuários que desejam se certificar de que a plataforma é confiável podem utilizar as seguintes ferramentas:

1. Acompanhamento do pedido

O site do AliExpress oferece uma ferramenta de acompanhamento do pedido, mesmo em caso de encomendas comuns. Ele indica a etapa do processamento e onde o objeto foi atualizado pela última vez.

Além disso, em caso de produtos registrados em outras transportadoras, também existem códigos de rastreamento dessas unidades.

Isso atribui maior segurança e tranquilidade na hora de acompanhar o andamento da entrega.

Ainda, o consumidor pode acompanhar o envio em todas as fases, inclusive se ele for retido na alfândega ou tiver atrasos no cronograma.

Por isso, é importante acompanhar o seu produto, através da plataforma ou de sites filiados.

2. Compre com vendedores de boa reputação

Verificar a reputação do vendedor é fundamental para ter uma boa experiência comprando no AliExpress.

Confira todas as avaliações que mencionamos acima, além de ver a opinião de outros usuários acerca do próprio produto.

Dessa forma, você poderá se certificar da qualidade da mercadoria e garantir que ela chegará integralmente, sem maiores complicações.

Em caso de perfis com poucas avaliações ou opiniões negativas, fique atento, e considere procurar em outra loja.

3. Veja reviews na internet

Além do espaço de avaliações na plataforma do AliExpress, diversas pessoas compartilham suas experiências de compras em:

  • blogs;
  • sites;
  • canais de vídeo;
  • redes sociais.

Por isso, é interessante procurar consumidores que já compraram o produto pelo qual você se interessa, e ver o que eles acharam do site.

Dessa forma, você poderá garantir ainda mais a confiabilidade do AliExpress, e diminuir as chances de uma compra negativa.

Vale a pena comprar no AliExpress?

Definir se o AliExpress é confiável e se vale a pena, ou não, comprar na plataforma é uma decisão pessoal de cada usuário.

Isso porque essa avaliação deve levar em conta as necessidades de cada um, além das prioridades e o que se espera de cada compra.

No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar nessa decisão, como as avaliações de outros usuários e os relatos de terceiros na internet.

Além disso, podemos concluir que o AliExpress possui um determinado nível de segurança e confiabilidade em seus serviços.

Ele oferece ferramentas para acompanhar cada etapa do envio, além de suporte e até mesmo reembolso.

Entretanto, por se tratar de uma plataforma de vendedores independentes, como o Mercado Livre, por exemplo, sempre pode existir a chance de uma experiência negativa.

Por isso, é fundamental se atentar para o nível do vendedor, o que outras pessoas acham do produto e qual a alternativa mais viável para entrega.

Dessa forma, você poderá aproveitar ao máximo o que a plataforma tem para oferecer, além de receber seu produto sem maiores contratempos.

Gostou do conteúdo? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades do universo financeiro em tempo real.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

3 comentários

  1. Dulce Prevedello

    Gostei dessa explicação acho que e isso mesmo todo mês faço compras na Aliexpress comprei um artigo de um vendedor confiável mas faz80 dias que não chegou no Brasil e isso tá me deixando muita aflita não quero ficar abrir desputa e sim receber meu produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.