Perfil da fortuna: quem é Alice Walton e qual seu patrimônio?

Conheça a mulher mais rica do mundo, Alice Walton, e como ela conquistou seu patrimônio sendo herdeira de uma rede multinacional.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Perfil da fortuna: quem é Alice Walton e qual seu patrimônio?

Alice Walton recuperou o título de mulher mais rica do mundo em 2020, com uma trajetória marcada pela filantropia.

A empresária deu origem a inúmeras fundações e ações sociais ao longo de sua carreira, além de ter atuado em diversas companhias que não eram relacionadas aos negócios da família.

Continua após a publicidade

Dessa forma, foi capaz de deixar sua marca no mundo dos negócios, não sendo vista apenas como herdeira.

Por esse motivo, o iDinheiro preparou um perfil especial sobre Alice Walton, contando sua biografia e alguns dos feitos que a tornaram uma personalidade tão relevante.

Continua após a publicidade

Vamos lá?

Quem é Alice Walton?

Alice Louise Walton é a mulher mais rica do mundo, segundo a Forbes. Ela é filha e herdeira de Sam Walton, fundador da rede Walmart.

A economista nasceu em 7 de outubro de 1949, na cidade de Newport, Arkansas. Inclusive, esta é a cidade onde trabalhou e morou por muitos anos, realizando diversas contribuições sociais.

No núcleo familiar, Alice Walton é a única filha mulher, tendo três irmãos, Samuel Walton, Jim Walton, o mais novo entre eles, e John Walton, que já faleceu.

É formada em Economia pela Universidade Trinity, em San Antonio, no Texas. Apesar de ter seguido carreira na área, não se envolveu com os negócios da família.

Continua após a publicidade

Com 71 anos, a empresária não é casada, já tendo se divorciado duas vezes, e também não possui filhos.

Por razões desconhecidas, Alice Walton preferiu se isolar em um rancho no Texas, onde vive atualmente. 

Alguns acreditam que seja por conta dos escândalos que envolveram seu nome, ou pela discrição da família.

Curiosidades sobre Alice Walton

Alice Walton é ativamente envolvida no mundo da arte, cultivando uma grande paixão por pinturas. Inclusive, ela fundou o Museu de Arte Americana em Arkansas, estado onde nasceu.

Continua após a publicidade

Ela adquiriu sua primeira pintura aos 10 anos de idade, sendo uma réplica de dois dólares de um quadro de Picasso.

Atualmente, sua coleção pessoal é avaliada em mais de U$ 500 milhões.

Além disso, Alice Walton também é fascinada por cavalos. Depois que encerrou suas atividades no mercado financeiro, passou a investir neles em sua propriedade, no Texas.

Na autobiografia Made In America, Sam Walton mencionou a filha como sendo a mais parecida consigo. Também a comparou a “um maverick, mas bem mais volátil”.

Qual sua trajetória de sucesso?

Apesar de ter herdado a rede Walmart após a morte do pai, em 1992, Alice Walton nunca se envolveu com a administração das empresas, como seus irmãos.

Continua após a publicidade

Inicialmente, se formou como bacharel em economia, chegando a construir uma carreira na área.

Depois de se formar, chegou a trabalhar um curto período nas lojas Walmart, mas no setor de compras. Ela era responsável pelas roupas infantis.

No entanto, sua trajetória profissional tem início quando Alice Walton se torna analista e gerente financeira da empresa First Commerce Corporation.

Enquanto isso, também atuou na área de investimentos no Arvest Bank Group. Ainda, por um curto período, operou como corretora na empresa E.F. Hutton.

Foi em 1988 que a empresária fundou sua primeira empresa, o banco de investimentos Llama Company. Entretanto, o negócio encerrou suas atividades dez anos depois.

Continua após a publicidade

Outra etapa importante na carreira de Alice Walton foi sua atuação na organização financeira Northwest Arkansas Council.

Ela foi a primeira mulher a presidir a empresa, e teve papel fundamental no desenvolvimento das atividades do negócio.

Em 1998, investiu cerca de U$ 110 milhões na construção do Aeroporto Regional Northwest Arkansas, possibilitando sua inauguração.

Inclusive, a empresa reconheceu suas contribuições e nomeou um dos terminais em sua homenagem.

Posteriormente, Alice Walton também entraria para o hall da fama de aviação de Arkansas, em 2001.

Continua após a publicidade

Após o encerramento das atividades da companhia de investimentos, a empresária decidiu aposentar sua carreira no setor econômico e se dedicar ao seu hobby de cavalos.

Foi quando se mudou para um rancho no Texas, onde investiu em raças puro-sangue e passou a administrar os animais em tempo integral.

Em 2015, vendeu seu primeiro rancho, na cidade de Millsap, e comprou outra propriedade em Fort Worth, também no Texas.

A justificativa foi a necessidade de se dedicar ao museu de arte que inaugurou em 2011.

Continua após a publicidade

Polêmicas

Apesar de ter uma carreira promissora no mercado financeiro e realizar inúmeras obras de caridade, Alice Walton também teve seu nome envolvido em uma série de escândalos e polêmicas.

A princípio, a empresária já se envolveu em diversos acidentes automobilísticos, um deles com vítima fatal.

Em 1989, atropelou e matou um pedestre de 50 anos, mas ninguém foi incriminado pelo incidente. Em 1996, foi autuada por estar dirigindo sob o efeito de tóxicos, e precisou pagar uma multa de U$ 900 dólares.

Além disso, também chegou a quebrar a perna em um acidente no Dia de Ações de Graça de 1983, depois de perder o controle da direção.

Continua após a publicidade

Alice Walton chegou a ser presa algumas vezes, pagando fiança em seguida. Em 2011, foi detida por dirigir alcoolizada, de acordo com o portal G1.

Alguns boatos afirmam que sua reclusão no Texas está ligada às polêmicas. No entanto, não existe nenhuma confirmação deste fato, uma vez que a família Walton é conhecida por sua discrição.

Qual seu mercado de atuação?

Alice Walton se formou e atuou no setor de economia durante toda sua carreira profissional.

No entanto, jamais se envolveu com os negócios da família, ao contrário do irmão, Samuel Walton, atual presidente da rede Walmart.

Continua após a publicidade

Em vez disso, Alice se dedicou ao mercado de investimentos, corretora e gestão financeira. Também se destacou como presidente de uma importante companhia em Arkansas.

Atualmente, seu mercado de atuação se concentra no mundo da arte, com a coleção de diversas obras exclusivas.

Também administra o museu Crystal Bridges, em Bentonville, em seu estado natal.

Apesar de ter se dedicado às artes nos últimos anos, ainda possui alguns cavalos em seu rancho, administrando-os novamente como um hobby.

Sua fortuna se concentra nas ações da Walmart e na herança deixada por seu pai, além do patrimônio das obras que possui em sua coleção particular.

Continua após a publicidade

Atividades filantrópicas

Alice Walton também é conhecida por suas obras filantrópicas e ações sociais realizadas ao longo de sua jornada.

Ela fundou a Walton Family Foundation, e, embora não faça parte da administração das lojas do Walmart, trabalha ativamente na organização.

Inclusive, desde sua criação, já conseguiu levantar mais de U$ 6 bilhões para causas sociais que a fundação ajuda.

Em 2011, Alice doou mais de 3 milhões de suas ações das empresas para a instituição, o que representou aproximadamente U$ 220 milhões.

Continua após a publicidade

Posteriormente, em 2017, arquitetou uma doação de U$ 120 milhões para a Universidade de Arkansas, que estabeleceu uma Escola de Arte em sua propriedade.

Além da fundação ligada ao Walmart, a empresária também fundou sua própria fundação, a Alice L. Walton Foundation.

Com isso, pôde doar milhões de dólares para diversas causas nas áreas de saúde, educação e cultura.

Enquanto isso, Alice Walton também participou de inúmeras campanhas de doações políticas.

Em 2004, concedeu mais de U$ 2 milhões para o comitê que apoiava a reeleição de George Bush.

Continua após a publicidade

Posteriormente, também doou para a campanha Hillary Victory Fund, para apoiar candidatos democratas em 2016.

Dessa forma, além de estar envolvida em causas sociais, Alice Walton também teve participação ativa na política.

Em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a empresária também se pronunciou sobre o sistema de saúde americano, e revelou planos de construir um hospital de atendimento gratuito em Bentonville.

Alice Walton em números

De acordo com o ranking da revista Forbes, Alice Walton se tornou a mulher mais rica do mundo em 2020, superando a francesa Françoise Bittencourt.

Continua após a publicidade

Seu patrimônio está estimado em U$ 67,9 bilhões. Isso inclui suas ações nas empresas Walmart e patrimônios pessoais, como sua coleção de arte.

Além de ocupar o topo da lista de bilionárias femininas, também é considerada a nona pessoa mais rica do mundo, em 2020.

Ela está na frente de seu irmão Rob Walton, que está em décimo lugar, e atrás de Jim Walton, que ocupa uma colocação à frente.

Isso ocorre por conta dos investimentos individuais de cada irmão. Alice Walton possui grande patrimônio material em obras de artes e em suas fazendas de gado, no Texas.

Continua após a publicidade

Prêmios e menções

Alice Walton recebeu uma homenagem no Aeroporto Regional de Northwest Arkansas, por conta de suas contribuições para sua construção. 

Além disso, também recebeu a medalha de honra J. Paul Getty, que reconhece contribuições extraordinárias de personalidades para a manutenção das artes e humanidades.

Seu nome está associado a uma série de menções honrosas em museus de arte em todo o país, especialmente em Arkansas, estado onde reside.

Isso porque realizou diversas contribuições locais, além de doações para a Universidade de Arkansas, e ações sociais em prol da saúde, educação e arte comunitária.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando todas as novidades sobre o que acontece no universo financeiro.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.