O PIX, novo sistema de pagamentos instantâneo que será lançado em novembro pelo Banco Central (BC), dará aos usuários a possibilidade de agendamento de pagamentos.

O anúncio sobre o “PIX agendado” chega ao mercado para ser mais uma opção juntamente com o DOC e o TED, disponível nas instituições financeiras do País. Informações são de coletiva de imprensa realizada pela instituição.

Continua após a publicidade:

Ainda não há tantas informações divulgadas sobre como o funcionamento do agendamento de pagamento funcionará na prática. Apesar disso, especialistas acreditam que o método de uso seja bastante similar às modalidades já existentes, sendo que mais rápido.

Como funcionará o agendamento com PIX?

O objetivo do PIX é o de que o usuário consiga fazer transferências bancárias a qualquer momento, 7 dias por semana e em um tempo máximo de dez segundo para realizar a operação. 

Os pagamentos agendados devem seguir a mesma lógica. Agendamento deve ser realizado de forma rápida, com conclusão da transação em um curto espaço de tempo. Além disso, como o PIX funcionará em todos os dias da semana, não será necessário esperar dias úteis.

Diferentemente de uma TED ou pagamento com boleto agendado, o mercado acredita que  agendamento sirva de referência para que o valor seja creditado, inclusive, em uma melhor data para o usuário. 

Quando será lançado?

Até o momento, a data oficial de lançamento do PIX será no dia 16 de novembro. No entanto, o cadastramento das chaves para as instituições financeiras começarem a autorizar as transações deverá ocorrer a partir de 05 de outubro. 

As chaves fazem parte do cadastro para que os usuários consigam utilizar o sistema com maior segurança e assertividade.

O que é o PIX?

O PIX será o novo meio de pagamento que chegará no mercado financeiro brasileiro, com o objetivo de facilitar as transferências financeiras entre bancos, pessoas físicas e jurídicas. 

Diferentemente dos métodos utilizados atualmente, o PIX possibilitará transferências de maneira simultânea, bem como o pagamento de boletos bancários. 

Quer continuar acompanhando as novidades e implantações sobre o PIX? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Publicidade