Notícias

Cariocas podem conseguir abatimento do IPTU 2021 até a próxima quarta (29/9)

Heloísa Vasconcelos
Heloísa Vasconcelos
pessoa com calculadora e contas, representando abatimento do iptu 2021

O abatimento do IPTU 2021 pode ser feito para imóveis residenciais ou comerciais por meio do portal da Nota Carioca. Saiba como solicitar.

Os contribuintes do Rio de Janeiro podem solicitar abatimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2021 até a próxima quarta-feira, 29. 

A solicitação pode ser feita para imóveis residenciais ou comerciais por meio do portal da Nota Carioca. O desconto é válido para quem teve notas fiscais com CPF registrado a partir de 1º de janeiro de 2018, desde que o ISS correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços. 

Continua após a publicidade

A expectativa é que contribuintes tenham acesso a cerca de R$ 123 milhões em créditos da Nota Carioca.

Como conseguir abatimento do IPTU 2021?

Para conseguir desconto no imposto é necessário ter um cadastro no portal da Nota Carioca. Tendo o cadastro, basta seguir o passo a passo:

  • Clique em “Solicitar abatimento de IPTU” dentro do sistema;
  • O portal vai informar o valor que poderá ser descontado. Clique em “Avançar”;
  •  Informe, então, a inscrição do imóvel, cujo número pode ser consultado em qualquer carnê de IPTU.
  • Por fim, informe quanto do crédito vai para o abatimento naquele imóvel, sempre em valores cheios, e confirme duas vezes.

Os créditos da Nota Carioca têm validade de dois anos, contando até o dia 30 de setembro. Portanto, contribuintes com crédito em 2018 poderão utilizá-los agora para abatimento.

O abatimento pode ser feito com diferentes CPFs somados, assim como um mesmo CPF pode ser utilizado para abater o imposto de imóveis diferentes. 

Onde pagar o IPTU?

Cada município tem a liberdade de determinar quais serão os bancos que receberão o imposto, além dos correspondentes bancários. Por exemplo, no Rio de Janeiro os bancos são Banco do Brasil, Santander, Brasília, Banco Original, Bradesco, Itaú, Mercantil, Citibank, Sicred e Bancoob.

Confira quais bancos aceitam o pagamento nas principais capitais:

  • Rio de Janeiro: Banco do Brasil, Santander, Brasília, Banco Original, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Citibank, Sicred e Bancoob.
  • Belo Horizonte: Para débito automático de tributos municipais estão cadastrados o Banco Bradesco, Bancoob, Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Santander e Itaú Unibanco.
  • São Paulo: Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco,  Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter e Banco Original. Para consultar mais detalhadamente quais são as modalidades de pagamento aceitas por cada um, como pela internet, guichê e caixa eletrônico, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.
  • Curitiba: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Citibank, Sicred e Sicoob.
  • Vitória: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Sicoob-Bancoob.
  • Salvador: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Banco Capital, Citibank, Itaú, Banco Real, Mercantil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Lemon Bank, Unibanco e Banco Cooperativo do Brasil.
  • Campo Grande: Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Mercantil, Banco Real, Banco Rural, Safra, Santander, Unibanco e Caixa Econômica Federal.
  • Manaus: Em toda rede bancária.

Gostou desta notícia sobre a notícia sobre o abatimento do IPTU 2021? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *