Os contribuintes do Rio de Janeiro podem solicitar abatimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2021 até a próxima quarta-feira, 29.
A solicitação pode ser feita para imóveis residenciais ou comerciais por meio do portal da Nota Carioca. O desconto é válido para quem teve notas fiscais com CPF registrado a partir de 1º de janeiro de 2018, desde que o ISS correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços.
Continua após a publicidade
A expectativa é que contribuintes tenham acesso a cerca de R$ 123 milhões em créditos da Nota Carioca.
Como conseguir abatimento do IPTU 2021?
Para conseguir desconto no imposto é necessário ter um cadastro no portal da Nota Carioca. Tendo o cadastro, basta seguir o passo a passo:
- Clique em “Solicitar abatimento de IPTU” dentro do sistema;
- O portal vai informar o valor que poderá ser descontado. Clique em “Avançar”;
- Informe, então, a inscrição do imóvel, cujo número pode ser consultado em qualquer carnê de IPTU.
- Por fim, informe quanto do crédito vai para o abatimento naquele imóvel, sempre em valores cheios, e confirme duas vezes.
Os créditos da Nota Carioca têm validade de dois anos, contando até o dia 30 de setembro. Portanto, contribuintes com crédito em 2018 poderão utilizá-los agora para abatimento.
O abatimento pode ser feito com diferentes CPFs somados, assim como um mesmo CPF pode ser utilizado para abater o imposto de imóveis diferentes.
Onde pagar o IPTU?
Cada município tem a liberdade de determinar quais serão os bancos que receberão o imposto, além dos correspondentes bancários. Por exemplo, no Rio de Janeiro os bancos são Banco do Brasil, Santander, Brasília, Banco Original, Bradesco, Itaú, Mercantil, Citibank, Sicred e Bancoob.
Confira quais bancos aceitam o pagamento nas principais capitais:
- Rio de Janeiro: Banco do Brasil, Santander, Brasília, Banco Original, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Citibank, Sicred e Bancoob.
- Belo Horizonte: Para débito automático de tributos municipais estão cadastrados o Banco Bradesco, Bancoob, Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil, Santander e Itaú Unibanco.
- São Paulo: Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter e Banco Original. Para consultar mais detalhadamente quais são as modalidades de pagamento aceitas por cada um, como pela internet, guichê e caixa eletrônico, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.
- Curitiba: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Citibank, Sicred e Sicoob.
- Vitória: Banestes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Sicoob-Bancoob.
- Salvador: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Banco Capital, Citibank, Itaú, Banco Real, Mercantil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Lemon Bank, Unibanco e Banco Cooperativo do Brasil.
- Campo Grande: Bradesco, Banco do Brasil, HSBC, Mercantil, Banco Real, Banco Rural, Safra, Santander, Unibanco e Caixa Econômica Federal.
- Manaus: Em toda rede bancária.
Gostou desta notícia sobre a notícia sobre o abatimento do IPTU 2021? Então, assine a newsletter do iDinheiro para receber mais conteúdos do tipo diretamente no seu e-mail.
Continua após a Publicidade