Não consigo fazer cartão de crédito em lugar nenhum! E agora?

“Não consigo fazer cartão de crédito em lugar nenhum!” Acredite: este anseio é muito mais comum do que você pensa. Hoje, vamos apontar alguns motivos que podem estar reforçando o cenário.

Escrito por Ana Júlia Ramos

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Muitos consumidores preferem parcelar suas compras para realizar esses objetivos de forma mais rápida do que o esperado, tornando-os viáveis. E os cartões de crédito entram justamente como a ferramenta ideal. No entanto, será que o produto é realmente ideal para todo mundo?

A resposta é simples: não. Para algumas pessoas, o cartão de crédito pode ser um sonho ou objetivo muito distante de acontecer. Isso porque, muitas vezes, elas não conseguem aprovação junto aos bancos e fintechs, mesmo nos casos em que possuem nome limpo na praça.

Mulher mexendo no computador

Acesse o nosso
Recomendador de Cartões

Ainda está em dúvida sobre qual cartão da lista escolher? Acesse nosso recomendador! Lá você poderá escolher os atributos importantes para você e baseado nas suas respostas, entregaremos sugestões personalizadas ao seu perfil!

Ir para o recomendador

Se você sonha em poder pagar suas compras de maneira parcelada, mas não consegue fazer cartão de crédito em lugar nenhum, atenção! Listamos quais motivos podem estar gerando essa rejeição do pedido de cartão e como você pode lidar com eles.

Como funciona o processo de pedido e aprovação do cartão de crédito?

Quando um cliente faz a solicitação de um cartão de crédito, ele é obrigado a fornecer dados pessoais como:

  • nome;
  • telefone;
  • e-mail;
  • data de nascimento;
  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda;
  • entre outras informações.

Com esses dados disponibilizados, o processo de análise e posterior aprovação do crédito é iniciado. Nele, é feito um cruzamento de informações analisadas pela operadora do cartão em questão, e também pelas entidades verificadoras. O processo pode ser rápido ou não, existem alguns cenários:

  • pode ser imediato, quando o cliente recebe a confirmação logo após fazer a solicitação;
  • após um período de análise, em que os fatores serão levados em consideração pela operadora depois de alguns dias, já que será preciso fazer justamente aquele cruzamento de dados que citamos acima.

Confira: Cartão de crédito aprovado na hora: como conseguir? Quais são os melhores?

Ainda assim, é possível que o perfil do cliente seja incompatível com o esperado pela empresa. Nesse caso, após o período de verificação, o crédito pode ser negado.

A importância de fazer um cartão de crédito que esteja de acordo com o seu perfil

Ainda que algumas pessoas busquem cartões de crédito de alto nível e cheios de benefícios, é mais do que importante entender se as opções que você tem procurado são compatíveis com a sua realidade atual. Dentro deste cenário, um dos principais fatores que podem determinar esse ponto é a renda. É sabido que cartões Platinum ou Black, por exemplo, exigem uma renda mensal maior para que possam ser aprovados pelos bancos.

Há também a possibilidade de que você esteja buscando aprovação em uma instituição que exija comprovação de renda até para os cartões mais básicos. Neste caso, se você não tiver como comprovar o que recebe, pode ser desaprovado mesmo assim.

Diante disso, é importante dizer que entender o seu perfil como consumidor, sua renda e score, pode ajudar muito na hora de ser aprovado em um novo cartão de crédito. Via de regra, existem muito mais chances de passar pela análise das instituições financeiras quando o serviço que você busca é compatível com a sua realidade.

Veja também: os melhores cartões de crédito para quem está negativado ou com o Score baixo!

Não consigo fazer cartão de crédito em lugar nenhum: quais podem ser os motivos?

Já tentou solicitar o seu cartão em várias empresas, emissoras ou bandeiras diferentes? Ainda assim não conseguiu? Saiba, então, que existem alguns motivos que podem estar atrapalhando sua empreitada. Abaixo, listamos os mais comuns.

1. Seu nome está sujo? Como anda o seu histórico de dívidas?

Quando uma pessoa atrasa o pagamento de contas, acontece o popular “nome sujo”. Isso significa que a instituição credora incluiu restrições no CPF do requerente junto aos órgãos de crédito, como SCPC e Serasa.

Ou seja, atenção. Quanto maior for a frequência de apontamentos no seu CPF, mais o sistema entenderá que este cliente oferece risco. Assim, imagina-se que a probabilidade de inadimplência é maior do que alguém que paga suas contas em dia.

É justamente esse um dos pontos que fazem com que seja mais difícil receber o crédito no mercado. Diante disso, se você não tem certeza se seu nome está “limpo”, vale consultar os sites do Serasa Consumidor e o Cadastro Positivo (SCPC) para entender a situação. 

Caso haja alguma restrição no seu nome, faça um acordo e regularize o pagamento o quanto antes. Ficando livre dessas pendências, além de melhorar a sua saúde financeira, você terá mais chances de ser aprovado e ter acesso ao crédito.

É bom lembrar que, mesmo após o nome limpo, não significa que você conseguirá os produtos financeiros que deseja imediatamente. Isso ocorre visto que os bancos guardam um histórico das suas dívidas por algum tempo antes de começarem a confiar novamente na sua adimplência.

2. Seu score é baixo ou insuficiente?

Também baseados no seu relacionamento com as contas, adimplência e histórico, os órgãos de crédito como Serasa e SCPC passaram a calcular, há alguns anos, o chamado score. Trata-se de um sistema de pontuação, que varia de 0 a 1000, criado para situar o perfil de risco de cada cliente perante o mercado.

Ou seja, é a probabilidade dele pagar (ou não) suas contas em dia. Quanto melhor os seus hábitos de pagamento, maior a sua pontuação e, consequentemente, também é maior o índice de confiabilidade que você passa para o mercado.

O contrário também vale: quanto mais você atrasar contas ou entrar em dívidas, menor será a sua pontuação e menos o mercado confiará que você está apto a lidar com mais uma linha de crédito. Geralmente, as instituições financeiras possuem internamente um número “mínimo” aceitável do Score para aprovar novos clientes, por isso é importante mantê-lo o mais alto possível.

Para que a sua pontuação esteja sempre alta, em primeiro lugar, é preciso ter hábitos de bom pagador. Isso significa:

  • não atrasar contas de consumo como luz, telefone e internet (nem por poucos dias);
  • evitar ao máximo utilizar o cheque especial do seu banco;
  • procurar pagar as faturas totais dos cartões de crédito que já possui.

Entrar em dívidas que não pode pagar, então, nem pensar! Além disso, cadastrar-se nos sites do Cadastro Positivo (Serasa) e Consumidor Positivo (SCPC) também é uma ótima ideia.

As duas plataformas permitem que os bancos com quem você tem relação notifiquem esses órgãos sobre seus dados positivos para acelerar o crescimento do seu score. Ou seja: quando você paga uma conta em dia e no valor total, sua pontuação é diretamente beneficiada.

Outra dica interessante é evitar solicitar vários cartões de crédito ao mesmo tempo. Quando o cliente busca muitas novas linhas de crédito em um espaço curto de tempo, o mercado entende que ele está precisando de dinheiro com urgência.

Por conta disso, dificilmente esse consumidor conseguirá manter-se adimplente e arcar com as novas contas. Dessa maneira, quanto mais cartões de crédito você pedir, mais difícil será que eles sejam aprovados. Além disso, o Score também será diretamente prejudicado.

Para se ter uma ideia do impacto dessa pontuação na avaliação das instituições financeiras no momento de uma contratação, veja a tabela abaixo disponibilizada pelo Serasa:

Se o seu Score estiver entre…O mercado entende que você tem X% de chances de atrasar uma conta
0 e 9996%
100 e 19993%
200 e 29983%
300 e 39945%
400 e 49933%
500 e 59925%
600 e 69919%
700 e 79915%
800 e 89910%
900 e 10005%

3. Você é maior de idade? 

Hoje em dia, uma pessoa menor de idade que deseja ter cartão de crédito pode recorrer a três situações diferentes. Caso a necessidade de ter um cartão seja para fazer compras na internet, aplicativos de entrega ou de mobilidade, a primeira das possibilidades é apostar em um cartão de crédito pré-pago para realizar esses pagamentos.

Já a segunda, nem sempre viável, é a de solicitar um cartão adicional aos pais ou responsáveis que já possuem cartão de crédito aprovado. Dessa maneira, titular e dependente dividem o mesmo limite e é possível controlar o que cada um gastou a cada fatura.

Por fim, a terceira e última é mesmo esperar chegar a maioridade para fazer essa solicitação de maneira independente e, com sorte, com mais chances de aprovação.

4. Separou todos os seus documentos? 

Ao preencher a proposta de um cartão de crédito, você com certeza terá que dividir alguns documentos pessoais para que a sua análise de crédito seja feita de maneira completa. Isso ocorre tanto em solicitações online quanto as tradicionais, feitas no banco!

Aqui, a dica é procurar preencher e enviar todos os documentos solicitados pela emissora do cartão no momento da contratação. Pela lógica, quando a empresa pede pelo envio de certa informação, é porque valoriza esse dado na hora de aprovar ou desaprovar um cliente.

Por isso, o ideal é separar com antecedência os documentos necessários para essa solicitação e oferecer um cadastro o mais completo possível para que cresçam também as chances de que o banco entenda o seu perfil e decida aprová-lo.

5. Como anda a sua renda mensal?

Não existem dúvidas de que a renda mensal é um dos principais fatores para a concessão de crédito. Por isso, em primeiro lugar, a dica é sempre atualizar o valor da sua renda junto aos órgãos de crédito, já que essa informação também é considerada nos cadastros positivos.

Além disso, vale ressaltar a importância de manter seus gastos controlados em relação ao que você recebe de salário. Quando o cliente possui muitos cartões de crédito, financiamentos ou outras linhas de crédito ao mesmo tempo, os bancos entendem que boa parte da sua renda já está comprometida – o que pode interferir no Score.

Lembre-se também de que o quanto você recebe ajuda as instituições financeiras a determinarem quanto te darão de limite nos produtos financeiros que contratar, o que torna ter essa informação atualizada ainda mais importante.

6. No caso de cartões solicitados pela internet, as imagens enviadas pelo app estão com boa qualidade? 

Já pensou em atender a todos os pré-requisitos do cartão de crédito que você deseja mas, na hora de enviar os documentos, acabar enviando informações ilegíveis? Quando as instituições financeiras não conseguem conferir os dados informados, a resposta para qualquer solicitação com certeza será “não”.

Por esse motivo, confira se as imagens que você enviará estão com boa qualidade antes de confirmar. Afinal, todo cuidado é pouco!

Conclusão

Seguindo as orientações explanadas nesse artigo, suas chances de ter uma solicitação de cartão de crédito aprovada podem crescer exponencialmente… Mas ainda que isso não ocorra de primeira, não desista! Tenha em mente que os critérios de aprovação variam de emissor para emissor e que, ainda que você não atenda aos pré-requisitos de uma instituição, pode ser mais do que suficiente para outra.

Por isso, diante de uma negativa, aguarde alguns meses para realizar uma nova tentativa – de preferência em outro lugar – para que suas chances cresçam! E enquanto o dia da aprovação do cartão de crédito dos sonhos não chega, não deixe de manter as contas em dia e cuidar para que o seu score não caia.

Assim, ficará cada vez mais fácil de ser aprovado em qualquer linha de crédito no futuro. Por fim, esperamos que a dúvida “Não consigo fazer cartão de crédito em lugar nenhum” tenha sido esclarecida por você!

Quer saber tudo sobre os melhores cartões de crédito do mercado? Então assine a newsletter do iDinheiro!

  1. Eu tentei em vários bancos mas nenhum aprova cartão de crédito tenho 717 de score e meu CPF é novo fiz 18 recentemente não tenho nenhum histórico de dívida, tenho 1200 de renda e mesmo assim não aprova nenhum

  2. Geison

    Boa noite quando solicitar cartao e o mesmo for negado ,tenque esperar para pedir outro ,ou posso pedir outro no mesmo dia

  3. Fernando paulino

    Eu tenho o score 752 mais não consigo crédito em banco nenhum oque será que é?

  4. Fabrício Fernandes

    Muito bom o artigo! Valeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp